Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

O poder de um gesto natural

O principal objetivo é tirar o oponente do seu eixo.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h09 - Publicado em 31 out 2001, 22h00

Estenda um braço e empurre-o para baixo com o outro. Agora, tente vencer a resistência do braço estendido sem forçá-lo, usando só o peso do outro braço para baixá-lo. Em qual das duas tentativas seu braço desceu mais rápido? Se você respondeu “segunda opção”, já descobriu a essência do Hapkido, uma arte marcial coreana que ensina a transformar em golpes a força relaxada e o peso do próprio corpo. O Hapkido foi criado pelo coreano Young Sul Choi e guarda muitas semelhanças com o Aikido. Mas foi desenvolvido por Han Jae Ji, aluno de Choi. Praticado desde os anos 30, o Hapkido só foi batizado em definitivo com esse nome em 1959. A luta é caracterizada por chutes e torções realizados sempre em movimentos leves e circulares. “O principal objetivo é tirar o oponente do seu eixo.

Sem equilíbrio, ele fica à mercê”, diz Luiz Miele, fundador do Instituto Brasileiro de Hapkido, 4º Dan. (As faixas branca, amarela, verde, azul, vermelha e preta, nesta ordem, são usadas para classificar o hapkidoka. Depois, ele tem à sua frente os 10 Dans da faixa preta.) O Hapkido é considerado uma arte marcial “interna”, já que age nas articulações e nos tendões, ao contrário de outras lutas, mais concentradas na força dos músculos. Hapkido significa “caminho espiritual da energia interior e da harmonia”. Os movimentos circulares são inspirados em formas da natureza como o Sol e a Lua.

Em busca do equilíbrio

Myung Jae Nam (1938-1999) é um dos mestres de Hapkido mais conhecidos. Discípulo de Han Jae Ji, um dos criadores da luta, Myung começou a praticar o Hapkido na década de 50. Até hoje, várias academias ensinam o Hapkido com diferentes estilos ao redor do mundo. Myung propunha a unificação da luta. Para ele, uma vez uniformizado, o Hapkido poderia se tornar uma maneira de promover a cultura coreana no Ocidente. Em 1960, ao combinar a leveza dos movimentos do Aikido com os golpes do Hapkido, Myung criou o Hankido, que tem movimentos mais amplos e circulares. As 12 técnicas de ataque do Hankido são baseadas no Yang – energia positiva – e os movimentos de defesa baseiam-se no Yin – energia negativa. Duas forças contrárias, mas complementares. Para Myung, o Hapkido era a própria busca do equilíbrio, que só poderia ser obtido por meio da harmonia entre os opostos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.