Estenda um braço e empurre-o para baixo com o outro. Agora, tente vencer a resistência do braço estendido sem forçá-lo, usando só o peso do outro braço para baixá-lo. Em qual das duas tentativas seu braço desceu mais rápido? Se você respondeu “segunda opção”, já descobriu a essência do Hapkido, uma arte marcial coreana que ensina a transformar em golpes a força relaxada e o peso do próprio corpo. O Hapkido foi criado pelo coreano Young Sul Choi e guarda muitas semelhanças com o Aikido. Mas foi desenvolvido por Han Jae Ji, aluno de Choi. Praticado desde os anos 30, o Hapkido só foi batizado em definitivo com esse nome em 1959. A luta é caracterizada por chutes e torções realizados sempre em movimentos leves e circulares. “O principal objetivo é tirar o oponente do seu eixo.
Sem equilíbrio, ele fica à mercê”, diz Luiz Miele, fundador do Instituto Brasileiro de Hapkido, 4º Dan. (As faixas branca, amarela, verde, azul, vermelha e preta, nesta ordem, são usadas para classificar o hapkidoka. Depois, ele tem à sua frente os 10 Dans da faixa preta.) O Hapkido é considerado uma arte marcial “interna”, já que age nas articulações e nos tendões, ao contrário de outras lutas, mais concentradas na força dos músculos. Hapkido significa “caminho espiritual da energia interior e da harmonia”. Os movimentos circulares são inspirados em formas da natureza como o Sol e a Lua.
Em busca do equilíbrio
Myung Jae Nam (1938-1999) é um dos mestres de Hapkido mais conhecidos. Discípulo de Han Jae Ji, um dos criadores da luta, Myung começou a praticar o Hapkido na década de 50. Até hoje, várias academias ensinam o Hapkido com diferentes estilos ao redor do mundo. Myung propunha a unificação da luta. Para ele, uma vez uniformizado, o Hapkido poderia se tornar uma maneira de promover a cultura coreana no Ocidente. Em 1960, ao combinar a leveza dos movimentos do Aikido com os golpes do Hapkido, Myung criou o Hankido, que tem movimentos mais amplos e circulares. As 12 técnicas de ataque do Hankido são baseadas no Yang – energia positiva – e os movimentos de defesa baseiam-se no Yin – energia negativa. Duas forças contrárias, mas complementares. Para Myung, o Hapkido era a própria busca do equilíbrio, que só poderia ser obtido por meio da harmonia entre os opostos.