GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

O que é um croqui de alpinismo e para que serve?

Esse montanhista explora o tra-jeto, fixa os grampos que servem como proteção, observa as pe-culiaridades do local e registra tudo isso em um mapa.

É uma espécie de mapa utilizado em escaladas para orientar a subida em uma rocha ou montanha. O croqui informa, por exemplo, onde estão os pontos para a fixação de equipamentos (grampos), os trechos perigosos, as referências do percurso e o grau de dificuldade da via. O croqui de um caminho é feito pe-lo primeiro alpinista que a escala – o “conquistador de uma via”, no jargão dos esportistas. Esse montanhista explora o tra-jeto, fixa os grampos que servem como proteção, observa as pe-culiaridades do local e registra tudo isso em um mapa.

Segundo o código de ética dos montanhistas, para tro-car os grampos fixados em uma via ou atualizar um croqui é preciso consultar antes o conquistador. “Isso às vezes gera problemas. Cada alpinista tem um estilo e não é permitida a adição de proteções fixas sem autorização”, diz Silverio Nery, presidente da Federação de Montanhismo do Estado de São Paulo (Femesp). “Quando esse principio é desrespeitado, o conquistador se sente no direito de retirar a proteção extra. No final, quem sofre é a rocha, pelo impacto causado ao am-biente natural.”

Nery alerta que não basta ter o mapa do local e bons equipamentos: o esportista precisa de muito treinamento. “O alpinismo é um esporte de risco, inclusive de morte, embora seja bastante recompensador. Quem pretende praticá-lo deve passar por instrução especializada”, afirma.

COMO LER O CROQUI

PROTEÇAO FIXA: grampos chumbados na rocha cuja seqüência é numerada no croqui. São pontos de fixação para os equipamentos utilizados no esporte – mosquetões e cordas.

ESTAÇÃO DE PARADA: base onde se faz uma reunião da equipe que está escalando. Geralmente indica o comprimento máximo da corda de escalada.

TETO: ponto horizontal na rocha. Um “platô ao contrário”.

CAMINHADA DE APROXIMAÇÃO: trilha de acesso á via.

DIEDRO: formação inversa à aresta. como um livro aberto.