Dia das Mães: Assine a partir de 10,99/mês

Quanto tempo levaria para um vampiro tomar seu sangue?

Se você encontrasse o Drácula na rua, quanto tempo levaria para ele beber seu sangue?

Por Felipe Germano Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 11 mar 2024, 09h31 - Publicado em 23 mar 2016, 14h15

Drácula, Nosferatu, e até Edward Cullen. A literatura e Hollywood já nos ensinaram que vampiros curtem beber sangue. Agora, um grupo de estudantes da Universidade de Leicester, na Inglaterra, produziu um estudo para cravar: se você encontrasse com um monstro desses na rua, quanto tempo levaria ele para saciar a fome?

Para fazer os cálculos, os pesquisadores partiram do importante ponto de que os vampiros não querem te matar, só fazer uma boquinha para continuar a poder vivendo para sempre por aí. Pensando nisso, eles perceberam que os monstros só poderiam tomar 15% do seu volume sanguíneo, isso porque quando a perda de sangue supera esse número, sua taxa cardíaca começa a desacelerar – é nesse momento que você começa a morrer. Em termos práticos, esse valor equivale à, mais ou menos, 750mls de sangue (levando em conta que a média humana para o líquido é de 5 litros).

LEIA: Vampiros, o fascínio das criaturas da noite

A pesquisa aponta que, pensando nas famosas histórias, o mais provável é que o monstro tomaria o sangue provindo da sua artéria carótica externa – localizada no pescoço. As presas causariam furos com um diâmetro de 0,5 mm. Unindo essas informações à pressão sanguínea nas artérias (que gira em torno de 100mmHg) e à densidade do sangue (aproximadamente 1060 kgm-3), o vampiro conseguiria beber sua cota de 15% em apenas  6 minutos e 20 segundos. “O resultado é bem razoável, considerando que se leva menos de uma hora para doar 470 mls de sangue venoso. Entretanto, esse sangue está vindo do seu braço, que tem a pressão sanguínea inferior à da carótica externa”, afirmam os pesquisadores no estudo.

O estudo imagina um cenário em que o vampiro apenas bebe o sangue conforme líquido vai sendo expelido do corpo. O monstro não te suga. “Mudando isso, o tempo que o processo levaria seria reduzido, fazendo o processo ainda mais eficiente”, continua o texto. Se você quiser tentar cravar a estaca no peito do monstro, é melhor fazer isso rápido. 

Continua após a publicidade

LEIA TAMBÉM: 
Quanto sangue por dia um vampiro precisaria para viver?
Caçador de vampiros​
Pernilongo é um vampiro esganado​

 

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.