Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Transplante de células do olho

Cientistas do Instituto Nacional do Olho, nos Estados Unidos, finalmente conseguiram multiplicar em laboratório os diversos tipos de célula do olho humano.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h37 - Publicado em 31 jan 1992, 22h00

Cientistas do Instituto Nacional do Olho, nos Estados Unidos, finalmente conseguiram multiplicar em laboratório os diversos tipos de células do olho humano. Agora, eles estimam que, até o final da década, os oftalmologistas entrarão na chamada era do transplante celular, ou seja, substituirão as células degenerada de um paciente por similares sadias. Faz sentido. Pois a maioria das doenças oftalmológicas não afeta o olha inteiro – cujo transplante ainda é impossível com as técnicas cirúrgicas disponíveis –, mas apenas determinadas espécies de célula, que formam uma das diferentes camadas ou lentes desse órgão. Na catarata, por exemplo, a vítima perde a visão gradualmente porque as células do cristalino, ao degenerarem, tornam-se cada vez mais opacas.

Com a ajuda de potentes microscópios eletrônicos, os pesquisadores pretendem selecionar células sadias da própria pessoa a ser operada, para produzi-las em lâminas umedecidas com uma mistura de hormônios e nutrientes. Mais tarde, essas células devem ser implantadas no paciente, evitando deste modo o risco de rejeição. Mas não apenas os cirurgiões comemoram a descoberta: pois, ao dispor de células de olho humano criadas em laboratório, os cientistas poderão descrever melhor o processo de muitas moléstias, além de testar medicamentos com mais eficiência.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.