Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Como funciona o judô paralímpico

A deficiência é identificada no uniforme: judocas completamente cegos têm um círculo vermelho bordado no braço do quimono e aqueles que, além de cegos, também são surdos têm uma esfera azul nas costas do quimono

Por Pâmela Carbonari Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 11 mar 2024, 11h32 - Publicado em 9 set 2016, 23h15

Judô é praticado por atletas com deficiências visuais

COMO FUNCIONAM AS PARALIMPÍADAS
| CONHEÇA OS OUTROS ESPORTES |

Apesar do nome significar “caminho suave”, a marca registrada do primeiro golpe é força e velocidade. O objetivo do judô é que o atleta derrube o oponente com as costas voltadas para o chão e o imobilize no tatame por 20 segundos. A pontuação depende do tipo de golpe aplicado – ippon, wazari e yuko. No momento em um judoca dá um ippon, a luta acaba e isso pode acontcer em três situações: quando um dos atletas desiste por causa de um estrangulamento ou uma chave de braço, quando um dos atletas é imobilizado por 20 segundos e também se o esportista derruba o rival em um golpe rápido e certeiro.

O wazari é um golpe intermediário entre o xeque-mate ippon e o yuko – se dá quando o competidor é imobilizado por 15 segundos ou atleta cai de costas no tatame, mas com pouca força e velocidade. Dois wazaris correspondem a um ippon. O terceiro é o mais fraco dos três e acontece quando um dos atletas cai no tatame de lado ou é imobilizado por 10 segundos.

A deficiência dos paratletas é identificada no uniforme de cada um: judocas completamente cegos têm um círculo vermelho bordado no braço do quimono e aqueles que, além de cegos, também são surdos têm uma esfera azul nas costas do quimono. Os judocas são classificados conforme o grau de deficiência – cegos totais, cegos que percebem vultos e judocas com deficiência visual que conseguem definir imagens.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.