Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Pedido feito cara a cara é 34 vezes mais eficaz que via e-mails

 Pesquisa mostra que a comunicação pessoal é mais eficiente que a comunicação via mensagens de texto

Por Guilherme Dearo, de Exame.com
15 Maio 2017, 12h21

Se você tem um pedido importante a fazer ao seu colega de trabalho, não pense duas vezes: esqueça o e-mail e faça o pedido pessoalmente.

Uma pesquisa descobriu que pedidos feitos cara a cara são 34 vezes mais eficientes que pedidos enviados por mensagem eletrônica.

A conclusão é de um novo estudo feito pelos pesquisadores Mahdi Roghanizad, da Western University, e Vanessa K. Bohns, da ILR School, departamento da Cornell University.

O artigo Ask in person: You’re less persuasive than you think over email foi publicado em março no Journal of Experimental Social Psychology.

Seja um pedido de trabalho ou a um amigo, seja você trabalhando para uma ONG atrás de doações: pedir pessoalmente será mais eficiente.

Continua após a publicidade

Geralmente, as pessoas subestimam seu poder de persuasão pessoal e superestimam seu poder em comunicação via texto.

Pesquisa

No estudo, 45 pessoas pediram a 450 estranhos (10 estranhos cada) para que eles completassem uma breve pesquisa. O roteiro era igual para ambos os grupos, como modo de perguntar e escolha das palavras.

Mas metade fez o pedido via e-mail, enquanto a outra metade fez o pedido cara a cara.

A conclusão: as pessoas tendem a concordar mais com o pedido quando ele era feito em pessoa. Há mais confiança e legitimidade nos pedidos pessoais. E fica mais difícil dizer não ou ignorar o interlocutor.

Continua após a publicidade

Outro detalhe curioso: os participantes, antes de fazerem o pedido, deveriam falar quais eram suas expectativas.

No grupo que fez o pedido por e-mail, 5,5 entre 10 responderam que o resultado seria positivo. Entre os encarregados de pedir pessoalmente, 5 entre 10 responderam o mesmo.

Em outras palavras, as pessoas tendem a acreditar que os dois modos de comunicação são igualmente eficientes. O que prova-se equivocado.

Conteúdo publicado originalmente em EXAME.com

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.