Não se sabe quem teve a idéia primeiro – se o engenheiro Stanislav Iupatov, um cidadão da Republica da Quirguízia, no sul da União Soviética, citado pela agencia de noticias Novosti, ou os técnicos do departamento de água e energia de Los Angeles, na Califórnia. Mas os americanos já conseguiram o patrocínio de uma empresa privada e saíram na frente com o projeto de uma rodovia capaz de transferir energia a automóveis movimentados a eletricidade por meio de cabos instalados sob o pavimento. Até o final do ano deverá estar pronta a rodovia local de Playa Vista, com cabos enterrados num trecho de 300 metros para criar um campo magnético.
Uma estrutura metálica sobre o veiculo, a menos de 8 centímetros da pista, converte o magnetismo em eletricidade para acionar o motor e carregar as baterias. Assim, os carros elétricos poderão continuar rodando mesmo em trechos convencionais. O problema é que o piso da estrada precisa ser perfeito como uma mesa de bilhar para não danificar a estrutura metálica. Os carros a bateria tem doze vezes menos autonomia que os carros a gasolina, percorrendo não mais de 190 quilômetros sem reabastecer (SUPERINTERESSANTE número 6, ano 4).