GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Air-bag infla no momento exato da batida

O que são os air-bags dos automóveis?

Como eles funcionam?

Os Air- bags são espécies de almofadas, localizadas dentro do volante e no porta-luvas que inflam quando o carro bate. Elas evitam que o motorista e o passageiro do banco dianteiro sejam projetados contra o vidro.

O sistema funciona da seguinte forma: um sensor eletrônico ligado ao sistema de aceleração detecta quando há uma brusca desaceleração. Ele envia a informação para as duas cápsulas geradoras de gás que estão localizadas respectivamente no volante e no porta-luvas. No interior das cápsulas existe um conjunto de pequenas pastilhas de ácido sádico. Ao receber a “notícia” de que o carro desacelerou, uma espoleta dentro da cápsula é acionada, o que faz as pastilhas de ácido sádico entrarem em combustão. Ao queimarem, elas soltam nitrogênio, fazendo o air-bag inflar. Nesse mesmo momento, a capa protetora do volante se rompe, abrindo passagem para a bolsa de ar.

Com o impacto, motorista e passageiro são lançados para a frente, batem no colchão de ar e voltam para a posição original. Todo o processo acontece milésimos de segundo depois da batida. No Brasil, por enquanto, apenas os modelos importados dispõem desse sistema.

Algumas montadoras nacionais pretendem colocar o dispositivo de segurança em seus carros ainda nesse ano.