Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Algoritmo do Google aprende a ser lenda do xadrez em só 4 horas

A inteligência artificial AlphaZero precisou de uma única tarde para aprender tudo sobre o jogo — e derrotar o campeão mundial robótico em uma melhor de 100

Por Guilherme Eler
Atualizado em 11 mar 2024, 17h55 - Publicado em 7 dez 2017, 19h14

Quanto tempo você levou para gravar que um cavalo só se movimenta em L, ou que o rei pode andar duas casas de uma vez com uma ajudinha da torre? E a primeira vitória contra um oponente à altura, veio quando? Para um algoritmo de uma subsidiária da Google, aprender isso e muito mais é tarefa para algumas poucas horas. Quatro, para ser mais preciso. Foi durante esse tempo que uma inteligência artificial desenvolvida pela DeepMind conseguiu se tornar uma lenda do xadrez e derrotar o adversário não-humano mais qualificado que alguém poderia arrumar para ela.

Se você é leitor da SUPER, talvez se lembre de que esta não é a primeira travessura ligada aos jogos de tabuleiro aprontada pela DeepMind. Essa mesma empresa de tecnologia foi responsável pela criação do AlphaGo, algoritmo que derrotou o campeão mundial de Go (jogo criado na China há mais de 2 milênios) no começo deste ano.

O desafio, agora, era outro. Ao invés de gravar as infinitas probabilidades de resultados do jogo chinês e disputar contra alguém de carne o osso, a ideia consistia em ensinar o computador do zero. Programado apenas com as regras do jogo, sem saber de nenhuma outra estratégia ou tática, o sistema foi submetido a uma técnica exaustiva de aprendizado de máquinas. O algoritmo deveria ensinar a si próprio a partir da repetição, jogando sozinho até ficar craque o suficiente para conseguir duelar com outros computadores. Foi assim que o AlphaGo virou AlphaZero, aspirante a Kasparov cibernético mais brilhante que se tem notícia.

O adversário escolhido foi o Stockfish, robô campeão mundial de xadrez (sim, isso existe), e a disputa aconteceu em uma melhor de 100. Dessa centena de partidas, o AlphaZero saiu invicto: venceu 28 (sendo 25 jogando com as peças brancas) e empatou 72. De acordo com a DeepMind, a diferença do robô campeão está na capacidade de processamento, mais próxima da humana. A AlphaZero consegue analisar até 80 mil posições por segundo, enquanto a capacidade da adversária, a destemida Stockfish, fica na casa das 70 mil. Haja bit para tanto cheque-mate.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.