GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Aproveite sua TV e seu Home Theater

Dicas de como aproveitar o que a sua TV e seu Home Theater tem para oferecer.

Limpe a tela – Fácil

O mais importante é não dar uma de químico maluco. Faça uma solução simples de água destilada (não use água da torneira!) com álcool isopropílico (não use álcool comum!) em proporções iguais. Umedeça um pano limpo de microfibra na mistura e passe suavemente na tela desligada.

Ligue o laptop na TV – Fácil

Dá para assistir àqueles vídeos que você baixou da internet e até ver filmes em alta definição (os notebooks mais modernos vêm de fábrica com tocador de discos Blu-ray). O ideal é fazer a conexão via cabo HDMI. Mas, se o seu laptop não possui essa saída, não tem problema: utilize a conexão VGA ou S-Video.

Assista em alta definição e divirta-se – Fácil

De graça

As emissoras abertas já transmitem o sinal digital. Você já tem uma HDTV? Então só falta comprar um aparelho chamado sintonizador de TV digital. É fácil de achar e custa cerca de R$ 300.

Pagando

Alguns canais de TV paga transmitem a programação em alta definição. Informe-se na sua fornecedora sobre o custo dos pacotes e do conversor.

Cinema

Agora que o padrão Blu-ray se estabeleceu, ficou mais fácil decidir sobre qual aparelho novo comprar. Escolha um que suporte o formato e use cabos HDMI.

Use o cabo correto – Fácil

O mundo do cabeamento é quase tão cheio de siglas quanto as prateleiras dos eletroeletrônicos. Cada tipo tem sua função e, quando há opção de usar mais de um, o preço tem estreita relação com a qualidade. Assim, cabos RCA são mais baratos, mas dão menos qualidade do que o vídeo componente, que perde para o HDMI (High Definition Media Interface). Entre modelos iguais, não se deslumbre com preços. Certos cabos você paga mais pela marca do que pela qualidade.

Veja tudo o que vem da Internet – Médio

Use programas como o Nero para “queimar” um dvd virgem carregado de tudo que você acumulou de vídeo no computador. É facinho, o tutorial para isso é feito para leigos. Se algo precisar de legenda, dá pra recorrer à internet: há sites específicos para isso. Mas aí você tem de gravar esse arquivo na mesma pasta do vídeo e com o mesmo nome.

Encaixe a tela na sala – Fácil

Uma TV enorme pode ser um baita problema, e não apenas pelo preço. O tamanho de tela ideal tem relação com o tamanho da sala. Veja, na tabela abaixo, a distância ideal para curtir sua TV.

30 polegadas – Entre 1,20 e 2,00 metros

34 polegadas – Entre 1,50 e 2,50 metros

42 polegadas – Entre 1,75 e 3,00 metros

52 polegadas – Entre 2,25 e 4,00 metros

56 polegadas – Entre 2,75 e 5,00 metros

62 polegadas – Entre 3,00 e 4,20 metros

Melhore o áudio sem esforço – Fácil

Há cálculos bem aprimorados usando a medida e o formato da sala. Mas dá para fazer algo mais simples. Trace um círculo tendo como centro a poltrona onde você se senta – use um barbante com um giz comum na ponta. Faça um traço que ligue o centro do círculo à TV. Esse é o raio principal. Todas as caixas devem estar na risca desse círculo. A altura deve ser próxima à linha dos ouvidos quando você estiver sentado na poltrona. A caixa acústica central deve estar embaixo da TV. As caixas frontais devem estar a 30º dessa linha, uma para a direita e outra para a esquerda, siga a ordem escrita nelas ou no manual. As caixas traseiras devem estar a 110º.

Troque de controle remoto – Expert

Quem disse que por ter vários aparelhos acoplados você precisa ficar colecionando controles remotos? É possível controlar a TV, o home theater e os demais eletrônicos da sua sala com apenas um controle remoto universal. Ele pode assustar pela quantidade de botões, mas dá para se acostumar. Se você está montando seu home theather, pode optar por comprar aparelhos da mesma marca; geralmente, eles podem ser operados por um só controle remoto.