Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Assistente virtual da Amazon dá risadas estranhas – e assustadoras

Usuários dos EUA relatam que a Alexa, assistente de inteligência artificial embutida nas caixinhas de som da Amazon, está dando risadas sem motivo aparente. A empresa admitiu o problema - e explicou o motivo dele

Por Felipe Sali Atualizado em 8 mar 2018, 12h18 - Publicado em 8 mar 2018, 12h15

Se você acabou de maratonar Black Mirror ou a franquia Exterminador do Futuro, talvez devesse deixar para ler esta notícia outra hora. Acontece que, nos últimos dias, usuários da Alexa, assistente pessoal da Amazon, relataram que ela está rindo aleatoriamente de maneira assustadora.

Segundo várias publicações que viralizaram no Twitter e no Reddit, as risadas surgiram do nada e não estavam relacionadas a nenhuma música ou propaganda. O som era tão real que muitos acharam que havia outra pessoa de verdade por perto. Ouça:

Ao site The Verge, a Amazon declarou que se trata de um bug, e disse que já está trabalhando para corrigi-lo. A empresa acredita que alguma frase dita pelos usuários possa estar confundindo a Alexa, que vem embutida nas caixas de som da Amazon e de outras marcas – e é programada para dar risada quando ouve o comando “Alexa, ria”. A solução da Amazon, aparentemente, será alterar essa frase de comando para “Alexa, você poderia rir?”, que é menos propensa a ter falsos positivos. Além disso, o robô será programado para dizer a frase “claro, eu posso rir” antes de começar a gargalhar, evitando sustos.

Não é a primeira vez que a assistente virtual da Amazon age de maneira suspeita. Em novembro do ano passado, a polícia alemã precisou invadir uma casa onde, supostamente, estaria acontecendo uma festa que incomodava os vizinhos. Tudo o que encontrou foi uma casa vazia (os donos estavam viajando de férias). A culpa foi da Alexa, que havia ligado o aparelho de som e aumentado o volume.

Continua após a publicidade

Publicidade