Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Banana à energia solar

O primeiro carro solar brasileiro vai inaugurar a participação do país na World Solar Challenger, a mais importante competição do mundo para carros movidos a energia solar.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h49 - Publicado em 30 set 1992, 22h00

The Banana Enterprise, o primeiro carro solar brasileiro, vai inaugurar a participação do país na World Solar Challenge, a mais importante competição do mundo para carros moídos a energia solar, realizada de três em três anos. Na próxima apresentação, em novembro de 1993, o Banana percorrerá 3000 quilômetros pelo deserto australiano, pilotado, em revezamento, pelos cinco jovens engenheiros automotores do projeto, todos ex-alunos do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA).

Um painel de células fotovoltaicas – placas de silício que transformam diretamente a luz do sol em eletricidade – cobrirá toda a superfície do carro, fornecendo energia para o motor elétrico. O Banana tem formato aerodinâmico, lembrando uma asa de avião invertida, o que diminui a resistência do ar. O projeto prevê apenas três rodas, em vez de quatro, para reduzir o coeficiente de atrito com o chão, permitindo maior velocidade. Com tudo isso, o Banana vai manter a velocidade média de 70 quilômetros por hora e potencia máxima de 1700 watts, ou 2,3 HP, um bom desempenho para carros solares.

Os engenheiros-piloto prometem fazer tudo para chegar na frente, embora ao entrem na corrida somente atrás da vitoria. “O maior objetivo é testar o ganho de velocidade com um painel solar maio, já que o carro terá capacidade para duas pessoas, e não apenas uma”, explica o entusiasmado Eduardo Bomeirsel, chefe da equipe. O chassi de fibra de vidro e kevlar e as próprias células fotovoltaicas, caríssimas, justificam o alto custo do projeto – 500000 dólares ainda à espera de patrocínio para que o carro seja construído.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.