Celular para salvar idiomas
Um aplicativo quer preservar uma língua falada por 150 pessoas. Outro é para quem deseja se comunicar com um povo da Sibéria. Veja outros projetos que querem manter 7 mil idiomas vivos
Felipe van Deursen
Ma Iwaidja
Só 150 pessoas falam iwaidja, idioma de uma ilhota na Austrália. A ideia do app é criar um banco de dados alimentado pelos usuários e, assim, levar o idioma muito além da ilha.
iPhone – grátis
Tuvan Talking
Não se empolgou com iwaidja? Dá para aprender tuvan, idioma da República de Tuva, na Sibéria.
iPhone – Android – grátis
No Google
Em junho, o Google lançou o Idiomas em Risco, projeto de documentação de 3 mil línguas ameaçadas de extinção em todo o mundo.
endangeredlanguages.com
No Facebook
Praticantes de ojibwe, falado por comunidades indígenas da América do Norte, mantêm páginas na rede social para divulgar e ensinar o idioma.
Especialistas assinam documento de Senciência em Crustáceos, que afirma que esses animais sentem dor
Seu nome está no ranking? Saiba como explorar a nova plataforma Nomes do Brasil
Como o Spotify Wrapped calcula a “idade musical” do ouvinte?
A origem peculiar da palavra “caderno” – que vem do número quatro







