GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Como é o carro oficial do presidente dos EUA?

Um infográfico incrível revela todos os detalhes de proteção, segurança e luxo no carro criado para Barack Obama, misturando um Cadillac e um GMC Topkick

Com vários aparatos tecnológicos e de segurança, o veículo oficial de Barack Obama parece mais um tanque de guerra, tendo até canhão de gás lacrimogênio! O design do “obamóvel” – fabricado pela GM e apresentado na cerimônia de posse em 2010 – é baseado no do luxuoso Cadillac, mas, para aguentar o peso da blindagem, sua estrutura é a de um caminhão GMC Topkick. Popularmente conhecido como Cadillac One, o carango é chamado pelos agentes da CIA de The Beast (“A Fera”, em inglês). Confira os incríveis recursos do veículo e, mais abaixo, pegue carona nos carros oficiais dos principais chefes de Estado do planeta.

1) AMBULÂNCIA E BOMBEIRO

Na traseira, ficam alguns dos aparatos dignos de filmes de aventura. Além de um controle de combate a incêndio, há tanques de oxigênio e até bolsas com o sangue do presidente, para transfusões de emergência.

 

2) ESCRITÓRIO SOBRE RODAS

Para não perder tempo durante as viagens, Obama conta com um minigabinete, que inclui mesa dobrável, laptop com rede Wi-Fi, telefone por satélite e duas linhas diretas: uma para o vice-presidente, outra para o Pentágono.

 

3) DURO NA QUEDA

Para defesa contra minas terrestres, o piso é reforçado com uma placa de aço de 13 cm. Já o chassi é composto de um sanduíche de lâminas de aço, alumínio, titânio e cerâmica, sendo capaz de frear projéteis da maior parte das armas.

 

4) NINGUÉM ENTRA, NINGUÉM SAI

As portas reforçadas têm 20 cm de espessura e pesam tanto quanto as de um Boeing 757. Quando fechadas, selam a cabine hermeticamente, impedindo ataques com gás. Um sistema filtra todo o ar que entra e sai do veículo.

 

5) CAVEIRÃO É FICHINHA

O Cadillac One colocaria no chinelo o temível caveirão em qualquer missão do Bope, no Rio de Janeiro. Além da blindagem impenetrável, possui câmeras de visão noturna, escopetas em compartimentos secretos e até canhões de gás lacrimogêneo.

 

Veja também
  • query_builder
  • query_builder

6) CADA UM NO SEU QUADRADO

A cabine, para até quatro passageiros, é separada do assento do motorista por uma divisão de vidro retrátil que só o Obama pode acionar. Outro botão exclusivo no painel do presidente é o antipânico, que, se preciso, aciona na hora os agentes da CIA.

 

7) CHOFER 007

O motorista passa por um treino intensivo na CIA para dirigir sob todo tipo de condição – desde chuvas fortes a atentados terroristas. Próximo ao volante, há um centro de comunicação e uma tela de GPS.

 

8) AZAR DOS FLANELINHAS

As janelas são reforçadas para resistir a tiros. A única que abre é a do motorista, mesmo assim, só uma frestinha – meros 7,5 cm, apenas para que ele possa pagar um pedágio ou se comunicar com agentes que sigam o carro do lado de fora, a pé.

9) PRA QUE ESTEPE?

Protegidos com aramida (tipo de trama usada em coletes à prova de bala), os pneus são à prova de tiro, furo e rasgo. Mesmo se forem destruídos, uma estrutura de aço nas rodas permite que o carro possa continuar em movimento e fugir do perigo.

 

Ficha técnica

Motor Duramax V8 (diesel) 6,5 l
Comprimento 5,4 m
Altura 1,55 m
Consumo 3,4 km/l
Peso estimado* 4 500 kg
Velocidade máxima 96 km/h, que atinge em 15 s
Preço estimado* R$ 920 mil

 

 

O CARRO OFICIAL DE OUTROS PAÍSES


REINO UNIDO
Desde 2002, a rainha Elizabeth 2a conta com duas limusines Bentley modificadas para circular: 91 cm mais compridas, 25 cm mais altas, 15 cm mais largas e com portas que abrem em um ângulo de quase 90º. Já o primeiro-ministro Gordon Brown pilota um Jaguar Super V8 com blindagem resistente a granadas, suprimento de oxigênio e sensores de sabotagem.

Ficha técnica
Modelo
Jaguar Super V8
Motor V8 4,2 l
Potência 400 cv
Peso estimado* 3 mil kg
Velocidade máxima 249 km/h
Preço estimado* R$ 607 mil

 

FRANÇA
Para evitar favoritismo, a frota oficial tem carros das três principais marcas do país. A Citroën oferece um C6 e a Peugeot um Vel Satis. Mas o favorito do presidente Nicolas Sarkozy é o Renault 607 Paladine, um carro-conceito exclusivo. É puro luxo: seu teto de metal é retrátil e o design dos estofados de couro é assinado pela grife Hermès.

Ficha técnica
Modelo
Renault 607 Paladine
Motor V6 3 l
Potência 400 cv
Peso estimado* 3 mil kg
Velocidade máxima 212 km/h
Preço estimado* R$ 516 mil

 

ALEMANHA
Este é outro país cheio de montadoras, o que exige diplomacia da chanceler Angela Merkel. O título de carro oficial caberia ao S600-Guard, da Mercedes-Benz, mas Merkel faz rodízio: com o A8, da Audi; os veículos da linha 7 Series, da BMW; e, sobretudo, o Phaeton, da Volkswagen. Curiosamente, seu carro não leva a bandeira: isso é privilégio do presidente, Horst Köhler.

Ficha técnica
Modelo
Volkswagen Phaeton
Motor W12 6 l
Potência 443 cv
Peso estimado* 4 mil kg
Velocidade máxima 249 km/h
Preço estimado* R$ 607 mil

 

Veja também

BRASIL
Há um ano, o presidente Lula adotou o Ford Fusion como carro oficial. O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência (GSIPR) mantém segredo sobre os itens de proteção da frota, dizendo apenas que “são blindados e reúnem todas as facilidades de comunicação que o nível de autoridade exige”. Lula ainda tem à disposição um Rolls-Royce 1953, para eventos.

Ficha técnica
Modelo
Ford Fusion
Motor Duratec 2,3 l
Potência 162 cv
Peso estimado* 1,5 mil kg
Velocidade máxima 180 km/h
Preço estimado R$ 300 mil

 

ITÁLIA
Ao assumir o cargo, o presidente Carlo Ciampi e o primeiro-ministro Silvio Berlusconi ganharam um invejável Maserati Quattroporte. Mesmo com 1 100 kg a mais por causa da blindagem, o carrão chega a 275 km/h! Em 2003, o próprio Ciampi visitou a fábrica da Maserati para customizar seu carro, que ganhou um telefone extra, um frigobar e uma TV LCD de 7 polegadas.

Ficha técnica
Modelo
Maserati Quattroporte
Motor V8 4,2 l
Potência 400 cv
Peso estimado* 3,3 mil kg
Velocidade máxima 275 km/h
Preço estimado* R$ 607 mil

 

JAPÃO
O imperador Akihito e a imperatriz Michiko passeiam em um carro único no mundo: um Toyota Royal Century, com mais de 6 m de comprimento e capaz de acomodar até oito passageiros. É um dos carros oficiais mais vistosos, com piso de granito na entrada, lã nos assentos e sistema de iluminação com enfeites de papel de arroz feitos à mão.

Ficha técnica
Modelo
Toyota Royal Century
Motor V12 5 l
Potência 273 cv
Peso estimado* 4 mil kg
Velocidade máxima – 193 km/h
Preço estimado* R$ 834 mil

 

VATICANO
Já houve várias versões do popularmente conhecido “papamóvel”, legítima “bolha de vidro” sobre rodas. O utilizado por Bento 16, doado ao Vaticano, é um Mercedes-Benz ML430 customizado, com elevador hidráulico sob o assento, para o papa ficar bem exposto ao público. Outras marcas ofereceram novos modelos, mas o papa pediu que, em vez disso, doassem a grana à caridade.

Ficha técnica
Modelo
Mercedes-Benz ML430
Motor V8 4,3 l
Potência 268 cv
Peso estimado* 3,5 mil kg
Velocidade máxima 193 km/h
Preço estimado* R$ 455 mil

 

COREIA DO SUL
Até 2009, a comitiva era composta de BMW e Mercedes-Benz – uma “ofensa” para uma nação que é a quinta maior fabricante de carros no mundo. O presidente Lee Myung-bak trocou a frota por veículos da Hyundai, tornando o Equus o primeiro blindado feito no país. O tanque de combustível e o sistema elétrico são reforçados contra incêndios ou ataque de metralhadoras.

Ficha técnica
Modelo
Hyundai Equus
Motor V8 4,5 l
Potência 270 cv
Peso estimado* 4 mil kg
Velocidade máxima 209 km/h
Preço estimado* R$ 516 mil

 

SUÉCIA
O Volvo S80 já era o carro favorito do rei Carl Gustaf XVI. Desde julho de 2009, tornou-se também o carro oficial da presidência da União Europeia, quando o primeiro-ministro sueco, Fredrik Reinfeldt, assumiu o cargo. A montadora ofereceu 90 automóveis customizados (incluindo modelos S70), todos ecologicamente corretos, sendo movidos a biocombustível.

Ficha técnica
Modelo
Volvo S80
Motor Straight 6 2,9 l
Potência 272 cv
Peso estimado* 2,8 mil kg
Velocidade máxima 249 km/h
Preço estimado* R$ 455 mil

 

NORUEGA E DINAMARCA (iates)
A família real desses dois países são as únicas que, além de um carro oficial, utilizam um “iate real”. O Norge (“Norueguês”) recentemente levou o rei Harald 5o a visitas a Irlanda, Espanha e França. Além disso, serve como base quando Sua Majestade participa de competições náuticas. Já o Dannebrog (“Bandeira da Dinamarca”) costuma ser usado para viagens à Groenlândia, que pertence à Dinamarca. Em época de guerra, a rainha Margrethe II o libera para servir como um navio-hospital.

Ficha Técnica: Norg
Ano de fabricação 1947
Comprimento 80,2 m
Tripulação 54 membros
Propulsão dois motores de 1 760 cv
Velocidade máxima 17 nós (31 km/h)

Ficha técnica: Dannebrog
Ano de fabricação 1932
Comprimento 78,4 m
Tripulação 52 membros
Propulsão três motores de 1 136 cv e dois de 870 cv
Velocidade máxima 13,5 nós (25 km/h)

 

* Após customização

FONTES Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República; BBC; Daily Mail; Irish Times Swedish Wire; Carscoop; India Automotive; AllCars Review; e Virgin Media