GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Como navegar na Internet

O navegador é a janela para o mundo dos sites. É nele que você digita os endereços virtuais que quer consultar e encontra os melhores atalhos

Depois de garantir sua conexão com a internet, tudo o que você precisa é de um programa navegador e de muita curiosidade. Os navegadores (browsers, em inglês) são as janelas para o mundo virtual. Basta informar um endereço, esperar que as informações sejam exibidas na sua tela e pronto. Se você tem pc, provavelmente terá o Internet Explorer, mas é bom conhecer outros para escolher o mais adequado.

BOTÕES BÁSICOS

HOME

O leva à página inicial. É o site que abre quando o programa é acionado.

SETAS

Você pode voltar a uma página já visitada usando as setas para a frente e para trás, que ficam ao lado da barra de endereços. Isso evita a digitação repetitiva de endereços.

ATUALIZAR

O desenho que lembra o símbolo da reciclagem faz com que uma página seja carregada novamente. Ao fazer isso em um portal de notícias, por exemplo, você vê as últimas alterações publicadas.

PARAR

Interrompe o carregamento de uma página. O recurso é ideal para escapar de sites que demoram muito para aparecer e deixam o computador lento.

O que é HTTP?

Significa hypertext transfer protocol , um código internacional de internet que não precisa ser digitado.

O que é wWW?

Significa world wide web, é um padrão de linguagem de endereços virtuais. Alguns sites dispensam o www, mas, na dúvida, teste com ele.

Safari: agora também para windows

Safari, da Apple, navegador-padrão dos computadores Macintosh, que recentemente ganhou uma versão para o Windows (www.apple.com/safari).

Quer criar um navegador só seu?

O BrowserBob (disponível na página http://www.superdownloads.com.br) usa o Internet Explorer como base para a criação de navegadores personalizáveis.

Segredos da vida privada

Apague rastros

Como evitar que as pessoas da sua casa vejam os sites que você visitou?

Quem compartilha o mesmo micro com outras pessoas deve tomar cuidado para não se expor, já que todos endereços das páginas visitadas ficam armazenados no histórico do navegador, com a hora e a data dos acessos. Saiba como apagar seus rastros:

No Internet Explorer 7, acesse as opções de privacidade por meio do menu Ferramentas, no item Opções da Internet. Aparecerá uma janela de configurações, em que você deve escolher a aba Privacidade. A seguir, apague os seus rastros clicando no botão Excluir.

No Firefox, a tarefa é bem mais simples. Clique no menu Ferramentas e depois na opção Limpar meus dados pessoais.

Burle o sistema

Como navegar escondido?

Praticamente tudo que é feito na internet fica armazenado em arquivos de texto chamados logs. Acha isso preocupante? Então apele para a ferramenta do site youhide.com. Ele permite navegar por sites bloqueados pela rede de sua empresa ou escola. Outra opção para ocultar sua verdadeira identidade online é o Psiphon (psiphon.civisec.org), um programa desenvolvido para internautas de países que não têm livre acesso à internet, como a China.

Escolha seu (novo) navegador

Listamos os mais atuais para você comparar

Internet Explorer 7

Funciona no Windows Vista e no Windows XP com Service Pack. http://www.microsoft.com/brasil/windows/ie/default.mspx

Prós – É grátis. zJá vem instalado no Windows. / Exibe páginas complexas, como portais e páginas de internet banking, com perfeição. / Você pode ampliar o tamanho dos sites com zoom. / Teve o visual renovado, com os botões e menus em novas posições e destaque para a navegação por abas – que permite abrir vários sites em uma só janela. Clicando sobre o menu Guias rápidas, você vê miniaturas de várias páginas ao mesmo tempo, economizando espaço no menu Iniciar.

Contras – Pode deixar o usuário vulnerável a invasões e outros tipos de ataque virtual. zO buscador integrado faz pesquisas no portal da Microsoft e não no Google (é preciso alterar essa configuração manualmente).

Atenção! – A versão 7 do Internet Explorer é a mais segura e tem recursos mais atraentes que as anteriores.

Opera

Tem versões para Windows,

Linux e Mac.www.opera.com

Prós – É grátis e, além de servir como navegador, baixa e-mails, entra em salas de bate-papo do IRC e faz download de arquivos da rede BitTorrent. / Com um visual diferentão, o Opera mostra vários sites dentro de sua janela. / Por ser pouco popular, é um dos navegadores menos visados pelos golpistas e invasores.

Contras – Por concentrar muitas opções em seus menus, o programa pode confundir os usuários iniciantes. / Se comparado ao Firefox, tem poucos acessórios adicionais (widgets). / Também apresenta falhas ao carregar páginas criadas para ser exibidas no Internet Explorer.

Atenção! – O Opera pode até não ser a melhor opção para navegar na internet usando o computador, mas tem uma versão para celulares recheada de bons recursos. Vale a pena conferir se o seu telefone é compatível com o Opera Mini (www.operamini.com).

Firefox 2.0

Tem versões para Windows, Linux e Mac. http://www.getfirefox.com

Prós – É grátis. Bastante seguro contra invasores. / Tem centenas de acessórios (também gratuitos) que incrementam sua aparência e turbinam suas funções. / O buscador embutido mostra resultados do Google. / É mais rápido que o Internet Explorer para carregar páginas (segundo testes independentes). / Apaga rastros da navegação pela web (lista de sites visitados) com apenas um botão.

Contras – Vem sem alguns acessórios essenciais da internet, como o Flash Player e o tocador de vídeo QuickTime (ambos precisam ser instalados separadamente). z Alguns sites de bancos e formulários online não têm versões para o navegador, o que causa problemas na exibição do conteúdo.

Atenção! – Com o acessório GreaseMonkey (addons.mozilla.org) instalado no Firefox, é possível alterar a aparência e o comportamento das páginas da internet. Quem usa o correio eletrônico do Google, o Gmail, pode fazer as mensagens aparecer com cores diferentes e adicionar botões para organização da caixa postal online.

Por onde começar?

O Google é o melhor ponto de partida para encontrar outros sites, mas existem páginas especializadas em dar sugestões legais de endereços online. Confira

Boing Boing – http://www.boingboing.net

Premiadíssimo blog que diariamente indica sites, blogs e arquivos para baixar sobre assuntos que vão de desenhos animados até política e física.

Blogblogs – blogblogs.com.br

É uma versão brasileira do Technorati que cadastra blogs nacionais de acordo com seus temas.

BlueBus – http://www.bluebus.com.br

É um dos sites mais antigos em atividade no Brasil, mas suas atualizações numerosas e constantes não deixam o portal virar peça de museu. Tratando de assuntos diversos, como campanhas publicitárias e programas de TV, o site mostra links para notícias divertidas e publica opiniões e comentários enviados pelos seus leitores.

Digg – http://www.digg.com

Site onde todos os leitores podem dar notas a links publicados por outros usuários. As dicas de sites mais populares aparecem com lugar de destaque, garantindo a qualidade e a variedade do conteúdo. O Digg News tem seções sobre tecnologia, ciência, esportes, videogames e fofocas sobre celebridades, ou seja, de tudo um pouco.

Rec6 – rec6.via6.com

É chamado por muitos de “o Digg brasileiro”. O site tem uma estrutura muito parecida com a do portal americano. A vantagem, é claro, fica por conta do conteúdo em português e da presença de usuários brasileiros. Isso garante uma seleção mais interessante de notícias (e quebra o galho de quem não lê em inglês).

Technorati – http://www.technorati.com

Espécie de central dos blogs, o Technorati reúne um organizado diretório com milhões de diários virtuais cadastrados. O site conta com um buscador que ajuda a encontrar conteúdo de acordo com descrições dos próprios autores dos blogs. Há também uma lista com os temas mais comentados do dia e os sites que tratam desses assuntos.

Favoritos

A sua seleção de sites

O que são favoritos?

São endereços de páginas da internet guardadas em listas que facilitam a visitação dos seus sites preferidos. Você pode, por exemplo, adicionar o site da Super à sua lista de favoritos. Basta usar a combinação de teclas Ctrl e D (pressionadas ao mesmo tempo) e salvar o URL como favorito. Assim, quando quiser ver as novidades da revista, você não vai precisar digitar todo o endereço http://www.superinteressante.com.br. Basta acessar o menu Favoritos e clicar no link que ficou armazenado.

Como guardar meus favoritos online?

Entre as opções mais populares para essa tarefa estão o Delicious (acessado pela página del.icio.us) e o Furl (www.furl.net). Após fazer um cadastro gratuito em um desses serviços, você poderá guardar os endereços dos seus sites preferidos em uma página da internet, que pode ser acessada por você ou pelos seus amigos de qualquer computador conectado.

Como usar o histórico?

O endereço das páginas que você visita fica armazenado no Histórico de navegação. Essa lista, dependendo do programa usado para o acesso aos sites, fica guardada por semanas ou até meses.

RSS: como ler notícias com um só clique?

Essas 3 letrinhas são as melhores amigas de quem gosta de ler notícias aos montes e não tem tempo a perder. Se você salva um site de notícias como RSS (really simple syndication), sempre vai conseguir visualizar as manchetes atualizadas na tela do seu computador antes mesmo de entrar no site. Certamente você já viu uma fonte de notícias RSS por aí. As versões mais recentes dos navegadores trazem esse ícone laranjinha no canto direito da barra de navegação.Veja como usar:

RSS no Internet Explorer 7

Clique sobre o ícone laranja da notícia (na barra de endereços). Aparecerá uma página branca com as últimas manchetes do site e, no topo da tela, um link com os dizeres Inscrever-se neste feed. Ao clicar nesse atalho, aparecerá uma janela que mostra onde a fonte de notícias será salva. Para finalizar, clique no botão Inscrever. Quando quiser ler as notícias da sua fonte, clique na estrela que fica perto da barra de endereços do Internet Explorer e, depois, no ícone Feeds. Pronto, aparecem as últimas manchetes.

RSS no Firefox

Clique sobre o ícone laranja e escolha em qual local essa fonte de notícias será guardada. Se você adicionar sem escolher uma pasta, não há problema. A fonte ficará disponível na tela principal do navegador. Para ver as notícias inteiras, bastará clicar sobre as manchetes.

Onde encontrar as fontes de RSS?

Todos os grandes portais de notícias e os blogs mais populares já contam com as próprias fontes. Outra maneira de encontrar fontes é visitar sites especializados como o News is Free (www.newsisfree.com), que traz mais de 8 000 fontes, e o brazuca Rssfeeds (www.rssfeeds.com.br), que tem buscador de conteúdo em português.