GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Como usar programas online?

Já é possível usar programas diretamente da rede sem baixar na sua máquina e assim poder trabalhar com eles de qualquer lugar do mundo. Conheça os genéricos online de Word, Powerpoint, Outlook e outros

Quando as grandes empresas da internet descobriram que a rede é um ótimo lugar para hospedar informações pessoais de cada usuário, os internautas ganharam mais uma facilidade: não precisar instalar quase nenhum programa no computador. Ou seja: em vez de atolar a sua máquina com Word, Excel etc., ou de simplesmente atualizar o que você já tem, já é possível ter acesso a esses programas na internet, de graça, de qualquer lugar em que você estiver. Isso acontece graças a uma tecnologia chamada Ajax, usada por nomes como Yahoo! e Google. Entenda como eles funcionam!

Do que são feitos esses programas?

São páginas da internet que oferecem as funções essenciais de softwares tradicionais como o Word, o Excel, o Outlook e outros. Não é preciso fazer download ou instalar acessórios no micro para que os programas online funcionem. Basta acessar um site e mãos à obra.

O que acontece com os arquivos que eu criar nos programas online?

Ficam guardados nos servidores do portal. Assim, é possível acessar o conteúdo em qualquer computador conectado. E também fica mais fácil compartilhar seus documentos com outras pessoas.

VANTAGENS E…

Seus documentos em qualquer lugar

Depois de se cadastrar no site que oferece o programa online, você poderá acessar seus documentos de qualquer computador com conexão à internet. É melhor ter uma conexão de banda larga, mas, mesmo com acesso discado, é possível ver e editar os arquivos. Não é preciso baixar nenhum acessório antes de usar os softwares online. Sozinhos, os navegadores mais populares exibem os programas sem problemas.

Trabalho em grupo facilitado

Os programas online são especialmente úteis para quem faz trabalhos em grupo, como pesquisas escolares e profissionais. Assim que você acaba de salvar um documento, seus amigos podem acessá-lo, ver as mudanças e até alterar o conteúdo. Um chefe de projeto libera ou bloqueia os arquivos para serem modificados ou apenas visualizados. É muito mais fácil, e mais organizado, do que ficar trocando documentos por e-mail.

Atualizado e gratuito

Pode ter certeza de uma coisa: quando você acessa um programa online, a versão exibida na telinha é a mais atualizada possível. O modelo de negócio desse tipo de site é vender anúncios, por isso, quando uma nova versão do programa é lançada, todas as pessoas podem usá-la sem limitações ou taxas. Além disso, não é preciso se preocupar com a instalação das novidades. Tudo é feito automaticamente pelos donos do site.\

DESVANTAGENS

Sem internet, babau

Sem acesso à internet, todos os documentos guardados por um serviço de software online ficam inacessíveis. Isso pode ser um problema durante viagens longas ou em um fim de semana com muita chuva – quando certos serviços de internet começam a falhar. A nova geração de programas online promete adotar capacidades off-line, mas, por enquanto, os programas on-line são reféns da rede.

Mais lerdos e mais burrinhos

Na maioria dos casos, os programas online não substituem os softwares tradicionais. Além de contarem apenas com as funções mais básicas para executar as tarefas, esses sites demoram muito mais para abrir, salvar e editar os arquivos. Isso ocorre porque os programas online dependem da velocidade do trafégo de dados da rede, que é mais lenta se comparada à velocidade com que os dados do disco rígido são trocados.

Privacidade em perigo

Quem não tomar cuidado ao usar certos programas online corre o risco de ver seus documentos exibidos para pessoas indesejadas. No caso de arquivos com informações pessoais, sempre é necessário restringir o acesso apenas a usuários conhecidos. Outro problema é com as empresas donas dos serviços online. Nada garante que elas não bisbilhotam o conteúdo dos documentos armazenados em suas máquinas.

Troca-troca na net

Eles se parecem com os originais e resolvem seus problemas longe de casa

MS Paint = Picnik – http://www.picnik.com

Depois de tirar um montão de fotos com sua câmera digital, você quer mandar algumas por e-mail, certo? Então nada de enviar arquivos gigantes e entupir a caixa postal dos seus amigos. Mande tudo para o Picnik e, quem quiser, é só ver as fotos lá. Além de armazenar, ele oferece efeitos especiais como filtros de cor e recorta, redimensiona, rotaciona e até remove os olhos vermelhos de quem foi fotografado com muito flash. Tudo de graça e bem rapidinho: posta uma foto por vez, sem limites.

PowerPoint = Zoho – show.zoho.com

Não tem jeito. Mais cedo ou mais tarde você vai precisar fazer uma apresentação de slides e vai correr para o PowerPoint. Se o tempo estiver curto e você não tiver o programa do Office instalado, porém, não precisa ficar desesperado. Sites como o Zoho Show oferecem boa parte das funções do PowerPoint. É possível editar modelos prontos, inserindo imagens e texto. Em poucos minutos a apresentação fica pronta e pode ser exibida em diversos formatos.

Word e Excel = Google Docs & SpreadSheets – docs.google.com

Com apenas uma interface, o serviço do Google une na mesma tela as versões básicas de editor de textos e de planilhas. O ponto forte do serviço é a organização dos documentos e as opções para compartilhar conteúdo. Qualquer um que tenha senha no orkut ou Gmail pode usá-lo. Isso quer dizer que você pode convidar vários amigos para ver e editar seus textos.

MSN Messenger = Meebo – http://www.meebo.com

Você pode levar a lista de contatos do seu MSN Messenger para viagens, para a escola, para o escritório. Melhor do que isso, com sites como o Meebo, é possível juntar, na mesma janela, amigos que usam diferentes redes de bate-papo, como a ICQ, a Gtalk, do Google, a rede do Yahoo! e outras. Nem todos os emoticons são exibidos nas janelas do Meebo, mas o site compensa as suas limitações com uma excelente organização. Em uma só janela do navegador, o portal exibe todas as caixas de diálogo que você tem abertas. Isso economiza espaço na barra de programas e evita uma chuva de janelinhas.

Windows MovieMaker = JumpCut – http://www.jumpcut.com

É uma heresia dizer que um site pode substituir programas pesados e complexos como os editores de vídeo Final Cut e Premiere. Mesmo assim, serviços online como o JumpCut quebram um galho na produção de vídeos simples, como aqueles que você grava com o celular. O serviço permite ao usuário recortar trechos de uma gravação de até 100 megabytes, adicionar trilha sonora, colocar legendas e até aplicar efeitos especiais.

Outlook = 30Boxes – http://www.30boxes.com

Quem se acostumou a usar um calendário digital, com agenda, tarefas e contatos, dificilmente consegue trabalhar direito sem essa ajudinha eletrônica. Felizmente, os organizadores, como o que está presente dentro da versão paga do Outlook, podem ser usados gratuitamente via internet. Um bom exemplo desse tipo de programa online é o 30Boxes, que vem com lembrador de aniversários, pode compartilhar eventos com seus amigos e tem alarmes com vários tipos de aviso. O destaque do site é a simplicidade: a aparência é bastante sóbria e os comandos são intuitivos.