Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Conheça a nova luva tecnológica que leva a telemetria para o MMA

Inovadora no mundo dos combates, a tecnologia Punch Pay, desenvolvida por Spaten, utiliza sensores e ondas de rádio. Saiba como o sistema funciona

Por Abril Branded Content
Atualizado em 11 abr 2025, 13h04 - Publicado em 10 abr 2025, 17h30

Responda rápido: você sabe qual é o golpe mais forte já dado por um lutador de MMA? Existe uma forma de medir: colocar o campeão diante de uma máquina que mede a potência. Em 2024, o brasileiro Alex Poatan alcançou o recorde mundial ao superar o camaronês Francis Ngannou.

Mas e durante a luta? Afinal, em uma situação estática, diante de um aparelho, as condições são totalmente diferentes. A boa notícia é que existe, sim, uma maneira de avaliar a força durante um combate. 

A nova tecnologia Punch Pay, criada pela Spaten, tornou essa informação disponível no último dia 9, no Rio de Janeiro, durante o evento Martial Arts Championship (MAC) 13
Criada pela Spaten, a tecnologia estreou no [ultimo dia 9 de abril (Sandra Guedes (@sandraguedesfoto)/Reprodução)
A nova tecnologia Punch Pay, criada pela cerveja Spaten, tornou essa informação disponível no último dia 9, no Rio de Janeiro, durante o evento Martial Arts Championship (MAC) 13. Das nove lutas do card, sete utilizaram o sistema inovador em artes marciais desenvolvido com exclusividade pela marca de cerveja da Ambev.

Como funciona?

Um sensor, tecnicamente chamado acelerômetro, de 3 cm de comprimento por 2 cm de largura e espessura de 0,5 cm, foi desenvolvido especialmente para luvas oficiais de qualquer arte marcial
O sistema funciona a partir de um acelerômetro que utiliza ondas de rádio (Spaten/Divulgação)

O sensor, tecnicamente chamado acelerômetro, de 3 centímetros de comprimento por 2 centímetros de largura e espessura de 0,5 centímetro, foi projetado especialmente para luvas oficiais de qualquer arte marcial. Cada vez que um golpe é aplicado, ele utiliza ondas de rádio para transmitir os dados para uma central de análise. 

Continua após a publicidade

Dali, seguem para a tela dos espectadores na forma de gráficos. O sistema não interfere em nada na luta, mas proporciona uma experiência completamente inédita para quem a assiste.

Procurar a melhor forma de garantir que a potência seja medida com precisão deu trabalho, assim como alcançar a calibragem correta do acelerômetro. Depois, as luvas passaram por uma série de testes com alunos de academias de boxe e também por lutadores profissionais.

Quem acompanhou o MAC 13, seja de casa ou de um lugar público, percebeu como a tecnologia Punch Day funciona. As informações foram disponibilizadas em tempo real
Os dados captados pelo Punch Pay foram disponibilizadas em tempo real (Spaten/Divulgação)
Continua após a publicidade

Quem acompanhou o MAC 13, de casa ou de um lugar público, percebeu como a tecnologia Punch Day funciona. As informações foram disponibilizadas em tempo real, e com uma surpresa: cada vez que um golpe atingia o rosto ou o torso do outro lutador com uma força superior a 120 quilogramas-força, aparecia na tela um cupom especial de desconto no Zé Delivery, para a compra de Spaten a preço promocional. 

Aliás, a solução é pensada para quem acompanha os eventos a distância, por telas, mas nada impede que um espectador presencial de um evento deixe o smartphone ligado na transmissão para contar com essa informação adicional em tempo real.

Punch Pay para revolucionar o esporte

A telemetria durante as lutas leva as artes marciais para um novo nível de leitura dos dados, inclusive para os próprios atletas, que podem avaliar seu desempenho posteriormente
O Punch Pay traz possibilidades nunca vistas antes no esporte (Sandra Guedes (@sandraguedesfoto)/Reprodução)
Continua após a publicidade

A telemetria durante as lutas leva as artes marciais para um novo nível de leitura dos dados, inclusive para os próprios atletas, que podem avaliar seu desempenho posteriormente – como já se faz em outros esportes, da Fórmula 1 ao futebol, em que os equipamentos são colocados nos acessórios, sejam eles os carros, a bola ou a rede. Foi com esse objetivo que Spaten investiu nessa inovação.

É uma tecnologia nunca antes vista no esporte, que pode transformar toda a experiência que envolve acompanhar as disputas entre atletas de ponta. Assim, ao apresentar informações inéditas para os espectadores, Spaten encontrou uma forma de fazer parte da rotina dos consumidores e do que mais interessa a eles.

E não se esqueça: beba com moderação.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.