GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Conheça o carro movido pela mente

Ele existe, e foi inventado na China

O poder da mente é a única coisa que move um carro desenvolvido na cidade chinesa de Tianjin. Parece ficção científica, mas é tecnologia: ele é equipado com 16 sensores que capturam sinais cerebrais do motorista, captados por eletrodos. Um programa de computador foi desenvolvido para selecionar e traduzir os sinais relevantes, o que permite que o carro seja controlado. É possível destrancar e trancar o veículo, movê-lo para frente e para trás e também pará-lo.

“Os sinais elétricos emitidos pelo cérebro são capturados e transmitidos por uma rede sem fio para um computador. Este processa os sinais para categorizar e reconhecer a intenção das pessoas, e então os traduz em controles para o carro”, explica o pesquisador Zhang Zhao.

É bem fácil se distrair no trânsito, e isso traz preocupação em relação a possíveis acidentes causados por motoristas desatentos, cujo pensamento viaje para longe. Se é difícil controlar um carro manualmente, imagine com a mente. Os pesquisadores dizem que essa preocupação é infudada, já que a concentração só é necessária quando o status de movimento do veículo for trocado (mudar de faixa ou fazer uma curva, por exemplo).

Os cientistas contam que a inspiração para o desenvolvimento da tecnologia foram as pessoas com deficiências físicas. “Existem dois pontos de partida nesse projeto. O primeiro é proporcionar um método de condução que não use as mãos ou pés, para as pessoas com deficiência que não podem se mover livremente. Em segundo lugar, para proporcionar às pessoas saudáveis um novo modo de condução”, completa Zhang.

Veja o carro em ação no vídeo:

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.