Felipe van Deursen
Dados online menos seguros
Levando em conta os maiores vazamentos dos últimos anos entre empresas de internet, 2013 já está marcado como o ano da falta de segurança digital. Três dos cinco maiores casos ocorreram este ano, envolvendo o popular bloco de notas Evernote, o site de vendas coletivas LivingSocial e o Yahoo do Japão. Na lista também estão Twitter, Apple, LinkedIn, Sony, Ubisoft e Facebook, que teve um bug que divulgou dados privados, como número de celular, de 6 milhões de pessoas. Veja mais em: https://abr.io/dataleak
Banca-impressora
Estocolmo ganhou recentemente uma série de bancas de revistas 100% automatizadas que propõem algo novo: o cliente imprime na hora e em alta resolução a publicação que quer comprar. As bancas suecas têm também uma conexão com a internet que substitui automaticamente as edições anteriores sempre que uma nova sair. A novidade é boa para editoras, que economizam em custos de gráfica e transporte, e boa para o ambiente, pois o desperdício de papel diminui. Só não é boa para o jornaleiro.
Pinterest vira seção de loja
Mais de 4 milhões de pessoas seguem uma loja no Pinterest. Por que, então, ela não aproveita isso e dá destaque aos produtos mais curtidos e “pinados” (compartilhados) na rede social? É o que a americana Nordstrom fez. A loja criou uma seção só para vender suas peças mais populares da semana no Pinterest. Assim, dá para seguir a marca de um jeito off-line.
Ônibus-jardim
O artista espanhol Marc Grañén instalou um jardim no teto de um ônibus em Girona, na Catalunha. As plantas ficam sobre uma espuma hidropônica que retém nutrientes e água. A espuma, por sua vez, fica presa a uma malha de aço para impedir que tudo voe pelos ares em uma freada. A ideia fez sucesso e companhias de ônibus já cogitam adotá-la.