Assine SUPER por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Eficem: o carro do futuro, hoje

A equipe formada por estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina já ganhou diversos prêmios por levar a eficiência energética muito a sério

Por Abril Branded Content
Atualizado em 16 nov 2016, 18h26 - Publicado em 16 nov 2016, 11h33
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A população mundial não para de crescer. Em 2050, seremos 9 bilhões. Isso significa um gasto de energia que especialistas estimam ser 75% maior em relação ao que usamos hoje.

    Publicidade

    Esse cenário tem movido diversos estudantes de engenharia a criar projetos de carros que propõem percorrer a maior distância com o menor consumo de energia possível, seja ela de bateria elétrica, gasolina ou etanol.

    Publicidade

    Veja o caso da Eficem, uma equipe de estudantes de engenharia da Universidade Federal de Santa Catarina. Eles desenvolveram protótipos capazes de percorrer 860 quilômetros gastando apenas 1 real de energia elétrica. “O grupo trabalha intensamente para desenvolver e aprimorar tecnologias de forma contínua, pensando no futuro da mobilidade e na preocupação com o meio ambiente”, diz Samuel Bassani, um dos integrantes da Eficem.

    O resultado não demorou a chegar. Em 2015 e 2016, o protótipo elétrico da Eficem foi eleito o carro mais leve da Shell Eco-marathon Americas, competição que reúne estudantes universitários em um superdesafio de eficiência energética. Em 2013, a versão a gasolina do protótipo levou a terceira colocação na competição nacional. E eles existem há apenas cinco anos.

    Publicidade

    Muitas pessoas são necessárias para a criação de um protótipo. A equipe Eficem está estruturada em diversos setores, como carenagem, chassi, powertrain gasolina (conjunto de motor e câmbio, nesse caso, movido a gasolina), powertrain elétrico, powertrain etanol, marketing e administrativo. Cada setor tem um líder que organiza e planeja as atividades para o semestre. Eles fazem reuniões semanais para estarem sempre alinhados.

    Problemas para resolver não faltam. Quando a Eficem foi competir em Detroit, não havia recursos para enviar o protótipo até os Estados Unidos. Com criatividade, a solução logo apareceu: os estudantes desmontaram o veículo, dividiram as peças entre os integrantes e despacharam como bagagem. Na chegada à cidade, eles se reuniram e montaram o carro. Sim, deu tudo certo.

    Publicidade

     

    Os integrantes da Eficem

    Publicidade

    A Eficem conta com cerca de 40 integrantes e seis protótipos já desenvolvidos. Eles alcançam até 30 km/h, quando o motor é movido a bateria, como na foto, e 45 km/h com motor a gasolina. Em 2016, com o protótipo Setta, a equipe conseguiu a melhor classificação da América Latina. Com 3,65 reais de gasolina – o equivalente a um litro –, o carro é capaz de percorrer mais de 3 000 km (algo como ir de São Paulo ao Recife).

    Shell_Eficem

    Publicidade

    As três rodas do protótipo são as mesmas utilizadas em bicicletas de alta performance. Mas a galera nunca para de buscar outras soluções: os estudantes já estão trabalhando na pesquisa e no desenvolvimento de rodas de fibra de carbono, que reduzem o atrito com o chão, aumentando, assim, o desempenho.

    Shell_Eficem

    É fundamental que o protótipo seja leve. Quanto maior a massa do carro, maior será a energia gasta para vencer as forças resistivas, como o atrito com o chão e a resistência do ar. Logo, quanto menor o veículo, maior será sua eficiência.

    Continua após a publicidade

     

    Shell_Eficem

    O piloto fica praticamente deitado. Dessa forma, a parte da frente do protótipo fica reduzida, o que facilita a aerodinâmica, melhora a eficiência do veículo, além de reduzir o arrasto, ou seja, a resistência do ar.

    Shell_Eficem

    A Eficem optou por manter os mecanismos de acionamento próximos às mãos do piloto. A mão esquerda acelera e aciona o freio traseiro. A direita liga e desliga o carro e também aciona os freios dianteiros e a buzina.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.