PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Elevador herói

Plataforma voadora pode ajudar bombeiros a resgatar pessoas de prédios em chamas.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h34 - Publicado em 30 nov 2002, 22h00

Tragédias como o incêndio no Edifício Joelma, em São Paulo, que matou 188 pessoas em 1974, e, mais recentemente, o atentado às torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York, e, 2001, poderiam ter proporções menores se ocorressem dentro de alguns anos. Pelo menos é isso que o cientista David Metreveli pretendia quando inventou uma plataforma aérea de resgate, batizada Eagle Flying Platform. Feita de epóxi, um material leve, a estrutura tem quatro motores de aeronave e é capaz de alcançar alturas muito maiores do que as conseguidas pelas escadas de bombeiros. Lá no alto, a plataforma pára, como um elevador, de andar em andar, para resgatar as vítimas de um incêndio. Até dez pessoas de cada vez cabem sobre ela. A geringonça pode também entrar em ruas muito estreitas e em outros lugares não apropriados para a cestinha de resgate dos helicópteros.

A Eagle “decola” por meio de jatos de ar criados por espécies de ventiladores, e seus movimentos são controlados com o ajuste do ângulo desses equipamentos. Além disso, a plataforma é equipada com um sistema de segurança, que lhe permite “aterrissar” com apenas dois de seus motores funcionando. De acordo com Metreveli, sua empresa – a DM AeroSafe Group, em Israel – já está planejando um protótipo elétrico de uma plataforma menor, que poderá ser operada por controle remoto.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.