Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Facebook cria ferramenta para prevenir suicídios

Ajudar uma pessoa querida pode estar a um like de distância

Por Helô D'Angelo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 4 nov 2016, 19h14 - Publicado em 15 jun 2016, 19h45

Uma morte a cada 40 segundos: essa é a estimativa da OMS para o número de suicídios anual no mundo. E o Brasil é o oitavo país em que mais acontecem mortes desse tipo: é uma a cada 45 minutos. O assunto é delicado e tabu, mas tratar dele é indispensável para que esses números diminuam. Por isso, o Facebook, em parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV), lançou essa semana uma ferramenta de prevenção ao suicídio

São dois objetivos. Primeiro, oferecer apoio a quem tem pensamentos suicidas; segundo, orientar amigos e familiares dessas pessoas, para que eles possam ajudar da melhor forma possível. Além disso, a rede social vai oferecer publicidade gratuita para a CVV, para favorecer o recrutamento de novos voluntários – já que, com a nova ferramenta, a tendência é que os pedidos de ajuda à organização aumentem muito.

LEIA: Suicídio mata mais que homicídio e desastres

O funcionamento é simples: percebeu que um amigo do seu Facebook está postando alguma coisa preocupante? Clique em “denunciar publicação”, no canto direito superior do post, e selecione a opção “acredito que não deveria estar no Facebook”. Quando o Facebook perguntar por que você denunciou, clique na opção relacionada ao suicídio, “Mostra alguém se ferindo ou planejando se ferir” – e seu amigo receberá uma mensagem privada da rede social, dizendo que alguém está preocupado com ele (mas sem citar o seu nome), e dando algumas outras opções de apoio: conversar por chat com um amigo de confiança, contactar um agente do CVV ou receber dicas do que fazer.

suicidio facebook

Continua após a publicidade

suicidio facebook

Se você denunciar a postagem de seu amigo, também vai receber um guia com algumas sugestões de como ajudá-lo. Algumas das opções são oferecer ajuda por chat, conversar com outras pessoas sobre isso ou acessar outras dicas.

LEIA: Os animais cometem suicídio?

A nova ferramenta já estava disponível nos Estados Unidos e Austrália desde o ano passado e, esta semana, está sendo lançado no mundo inteiro, como parte do Plano de Ação de Saúde Mental da OMS, que tem como uma das metas reduzir em 10% os índices de suicídio no mundo até 2020. Espalhar esse tipo de iniciativa pelo mundo é importante porque, embora apenas 29 países tenham estratégias e ONGs voltados para evitar esse tipo de morte, a OMS aponta que 90% dos casos de suicídio podem ser prevenidos. Então, por que não começar pelos amigos no Facebook? A ferramenta já está disponível para uso por aqui – resta ver se vai ajudar. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.