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Facebook cria nova unidade de tempo

Ela se chama "flick", equivale a 1 segundo dividido por 705 milhões, e vai servir para desenvolver softwares de realidade virtual; veja como

Facebook criou uma nova unidade de tempo para lidar com a programação necessária para a criação de conteúdo para realidade virtual. Em vez de usar segundos ou frações de segundos, a empresa criou o flick, uma unidade de tempo extremamente precisa: equivale a 1 segundo dividido por 705 milhões. 

Nos filmes, as gravações acontecem em 24 frames por segundo. Ou seja, a cada segundo, 24 imagens são exibidas para gerar a impressão visual de movimento. Com isso, cada imagem aparece por 0,04166666667 segundo. Nos games, que geralmente rodam a 60 frames por segundo, cada imagem fica 0,01666666666 segundo na tela. 

O problema disso é a repetição de casas decimais, que dificulta a vida dos programadores que criam conteúdo de realidade virtual – o Facebook é dono da Oculus VR, empresa especializada nesse segmento e criadora do Oculus Rift, um dos principais óculos de realidade virtual.

Com o flick, o tempo de intervalo entre cenas de um filme gravado em 24 quadros por segundo pode ser representado por um número mais simples: 29.400.000 flicks. Em games que rodam a 60 quadros por segundo (fps), por exemplo, o valor em flicks entre cada cena seria 11.760.000. O importante, em ambos os casos, é que os números são redondos, o que facilita o desenvolvimento de softwares de realidade virtual. O projeto foi compartilhado no site GitHub, e pode ser usado por outros programadores e empresas.

Conteúdo originalmente publicado em Exame.com