Frutas tropicais e flores para viagem

Pesquisadores da empresa britânica BOC descobriram um sistema que permitirá o transporte de frutas e flores por navio, controlando os gases que cada uma respira.

Atualizado em 31 out 2016, 18h52 - Publicado em 30 nov 1991, 22h00

Um novo sistema inventado pela empresa britânica BOC permitirá o transporte de frutas e flores exóticas por navios, já que o perigo de apodrecerem na viagem entre os trópicos e a Europa, exige que a carga vá de avião. O segredo é controlar os gases do ar que as frutas e flores respiram, pois amadurecem em atmosferas ricas em oxigênio – o ar que respiramos tem 78% de nitrogênio, 21% de oxigênio e 1% de outros gases.

Os pesquisadores da BOC estudaram mais de 100 produtos e descobriram as preferências de conservação para cada um deles. As mangas, por exemplo, agüentam bem em ambiente com 10% de dióxido de carbono, 5% de oxigênio e 85% de nitrogênio, a 10°C. O controle do ar nos porões do navio é feito por quatro pares de tubos equipados com uma espécie de peneira molecular, que filtram os quatros gases envolvidos nos processo de adsorção (fixação de moléculas de uma substância na superfície das moléculas de outra). A quantidade de gás filtrado para cada produto depende da temperatura e da pressão, controladas por computador.