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Funcionários do Facebook perguntam a Zuckerberg se deveriam manipular eleição americana

Outra pergunta dos empregados queria saber opinião do CEO sobre o "fiasco Brasil"

Por Ana Carolina Leonardi
Atualizado em 4 nov 2016, 19h12 - Publicado em 20 abr 2016, 14h00

Toda sexta-feira, Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, faz uma sessão de perguntas e respostas com seus funcionários. Recentemente, eles sugeriram perguntar ao chefe se o Facebook deveria tentar manipular a rede para evitar que o candidato republicano Donald Trump seja eleito em 2017.

O site Gizmodo conseguiu imagens de uma enquete interna dos funcionários onde eles decidem as perguntas do bate papo com Zuckerberg. Entre as 5 mais votadas, aparecia a questão: “Que responsabilidade tem o Facebook de ajudar a prevenir Donald Trump presidente em 2017?”

Enquete funcionários Facebook eleições americanas

Já dizia o tio do Homem Aranha, com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades. E poder para o Facebook não falta. No final de 2015, o site tinha 1,6 bilhão de usuários. E todas essas pessoas se informam, em grande parte, pelo que aparece em suas linhas do tempo: 40% dos acessos a notícias vêm da rede social.

O algoritmo do Facebook é quem decide que posts chegam aos usuários e, por lei, o Facebook não é obrigado a manter um “conteúdo neutro”. Assim como um jornal poderia decidir não publicar mais nada sobre Donald Trump ou apenas publicar matérias críticas, o Facebook se dá o direito de bloquear ou disseminar o conteúdo que quiser, de acordo com a garantia constitucional americana à liberdade de expressão.

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LEIA: Algoritmo do Google pode estar decidindo em quem você vota

Mesmo sem manipular o conteúdo intencionalmente, a rede social provavelmente já influencia seu voto. Isso porque o algoritmo oferece o conteúdo de acordo com os amigos e as páginas com que você interage mais. O Google também tem algoritmos que determinam os resultados das suas buscas – e só a ordem de aparecimento dos links já pode influenciar em 25% o seu voto, segundo um estudo americano. E o pior: quase 100% dos participantes do experimento não perceberam que estavam sendo influenciados.

Mark Zuckerberg chegou a criticar Trump em público, sem mencioná-lo por nome, e também atacou a ideia de construir um muro entre os Estados Unidos e o México. Mas o Facebook não respondeu à imprensa se a pergunta dos funcionários chegou a ser respondida ou qual teria sido a resposta. A rede social disse apenas que não tem a menor intenção de controlar eleições com o poder que têm.

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The Brazil Fiasco
Outra pergunta que aparece na enquete, em terceiro lugar, fala do nosso país: “O ‘fiasco Brasil’ faz parte de um padrão crescente de desafios legais para o Facebook globalmente?”. Muito provavelmente, os funcionários se referem à prisão do vice-presidente do Facebook na América Latina, Diego Dzodan. Ele foi detido em São Paulo em março, depois que o Facebook, que é dono do Whatsapp, se negou a enviar dados do aplicativo à Justiça.

O pedido era de um juíz de Sergipe, que requisitou informações do app para uma investigação de crime organizado e tráfico de drogas, na qual os suspeitos usavam o Whatsapp para se comunicar. A prisão só durou um dia, já que outro juíz considerou que deter o executivo era “coerção ilegal”.

Um mês depois, o Whatsapp anunciou aos usuários que a partir dali as mensagens seriam encriptadas para aumentar sua privacidade – mais uma barreira para as tentativas de usar as mídias sociais em investigações e, talvez, uma pequena alfinetada na Justiça brasileira.

LEIA TAMBÉM:
– Captcha falso faz você compartilhar lixo no Facebook sem saber
– Facebook torna as pessoas mais previsíveis e polarizadas, revela estudo
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