GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Gagarin, o extraterrestre

O primeiro vôo orbital tripulado, em abril de 1961, não terminou de forma heróica. A nave Vostok I não tinha condições para fazer uma aterrissagem segura e o cosmonauta Yuri Gagarin foi expelido quando se encontrava a uma altura segura e, de pára-quedas, desceu numa bucólica pastagem do Cazaquistão.

A perestroikado presidente Mikhail Gorbachec abriu muitas portas da União Soviética até então hermeticamente fechadas – e uma das mais interessantes foi a do baú de segredos do programa espacial, até recentemente uma queda-de-braço com a NASA american , pela primazia na realização de cada nova façanha.

Graças e essa abertura, sabe-se que o primeiro vôo orbital tripulado, em abril de 1961, não terminou de forma heróica.

Como a ainda rústica nave Vostok I não tinha condições para fazer uma aterrisagem segura, o cosmonauta Yuri Gagarin (1934- 1968), que acabara de passar 108 minutos em órbita , foi expelido, quando se encontrava a uma altura segura, e de pára-quedas desceu numa bucólica pastagem do Cazaquistão. A extraordinária cena foi testemunhado por uma vaca e dois espantados mujiques, que ajudaram o atordoado cosmonauta a levantar-se assombrado, perguntaram:

1 – Você veio do espaço?

2 – Vim – respondeu Gagarin. – Mas não se assustem: sou soviético como vocês.