Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Games turbinados

Por Da Redação Atualizado em 31 out 2016, 18h49 - Publicado em 31 Maio 2006, 22h00

Fabiano Onça

Cada vez mais populares, os mods são versões criativas, feitas pelos próprios usuários, dos melhores jogos da atualidade.

É como pegar um carrinho básico na concessionária e encher de acessórios, a ponto de, após as mudanças, olhar para o veículo e não reconhecer o original. Assim funcionam os mods (abreviação de modification), jogos que são variações de outros jogos originais. Com algum conhecimento de programação, os jogadores mais fanáticos começam a “trabalhar” no código original do jogo, tirando coisas que eles acham ruins e adicionando outras que acham bacanas.

E a moda parece que pegou. Hoje em dia, várias desenvolvedoras de games, como Valve, id e Bethesda já se ligaram que os usuários gostam de “dar uma mexidinha”. Ela já vendem o jogo com a programação original pronta para ser modificada.

Quatro “mods” nervosos

Battlefield 1918 http://www.frontline18.com/bf1918/

Jogo original: Battlefield 1942.

O jogo original, de tiro em primeira pessoa, se passa na 2a Guerra. Só que os malucos da Frontline18, uma comunidade especializada em 1a Guerra, decidiram mudar toda a roupagem do jogo. No mod, os uniformes dos soldados são idênticos aos dos soldados alemães, ingleses e franceses que combateram nas trincheiras. Os caras conseguiram colocar até um zepelim que pode ser pilotado pelos jogadores.

Hot Coffee http://www.gamershell.com/download_9684.shtml

Continua após a publicidade

Jogo Original: GTA III.

A Rockstar, desenvolvedora desse jogo de ação com carrões, é famosa por deixar os códigos abertos para a comunidade se esbaldar. No mod Hot Coffee, entretanto, só há uma única modificação: ele permite que o jogador destrave cenas de sexo explícito entre os personagens, que a própria equipe da Rockstar colocou escondidas no jogo. O bicho pegou e a Rockstar teve que recolher as cópias que já haviam sido distribuídas.

Day of Defeat http://www.dayofdefeat.com

Jogo original: Half-Life.

Este mod é totalmente inspirado no filme O Resgate do Soldado Ryan (usa, inclusive, músicas do filme). Nele, você pode atuar ao lado dos aliados ou dos alemães. Uma das novidades do mod é a tecla sprint, que permite que você corra desesperadamente. A outra é uma malandragem. Você pode pegar granadas que foram atiradas contra você e, se for rápido o suficiente, jogar de volta para seus inimigos – uma sacada bem realista.

Napoleonic Total War 2 forums.totalwar.org/vb/showthread.php?p=1124931#post1124931

Jogo original: Rome: Total War.

O jogo original, em que grandes exércitos da Antiguidade combatiam entre si, foi alterado para outra era de lutas em massa: a era napoleônica. Só que, neste mod, a ênfase não está mais nas lutas corpo a corpo. Aqui, a arte da guerra concentra-se em mandar suas unidades de mosqueteiros realizar o voleio (atirar) na hora certa.

Continua após a publicidade
Publicidade