IA já consegue resolver “captchas”
Esses testes online, que servem para diferenciar robôs de humanos, podem perder a eficácia
Sabe quando você vai se cadastrar num site ou app e tem de resolver uma charadinha, clicando em fotos, para provar que é humano? São os captchas (“teste completamente automatizado para discernir computadores e humanos”, na sigla em inglês).
Eles são chatinhos, mas necessários. Sem essa barreira, bots assumiriam o controle e poderiam fazer coisas ruins – como publicar spam, surrupiar dados ou congestionar tudo, nos impedindo de usar os serviços online.
Mas essa defesa pode estar prestes a cair. Cientistas da Universidade da Califórnia compararam o desempenho de 1.400 voluntários e de um grupo de bots, que foram colocados para resolver captchas nos 200 sites mais acessados da internet (1).
Resultado: as IAs conseguiram resolver 85% a 100% dos testes, dependendo do tipo. Elas se saíram bem melhor do que os humanos (que tiveram 50% a 81% de acerto).
A saída, dizem os pesquisadores, será criar testes que sejam mais difíceis para os robôs – utilizando o sensor de movimento do celular, por exemplo.
Fonte 1. An Empirical Study & Evaluation of Modern CAPTCHAs. A Searles e outros, 2023.
Pela 1ª vez, Nasa evacua Estação Espacial Internacional por questões de saúde
Observatório Vera Rubin identifica asteroide gigante com rotação recorde para seu tamanho
Seu nome está no ranking? Saiba como explorar a nova plataforma Nomes no Brasil
Como funciona o jogo do bicho?
Um aglomerado de galáxias do começo do universo pode virar nossos modelos cosmológicos do avesso







