Imagens de um mundo vazio

Nave espacial americana Galileo manda imagens da Terra, que não apresenta sinal de vida. O episódio ensina uma lição: não é fácil tirar conclusões dos dados obtidos nos outros planetas.

Atualizado em 31 out 2016, 18h36 - Publicado em 28 fev 1991, 22h00

A Terra é um mundo repleto de vida – mas até que ponto isso faz alguma diferença na imensidão do Cosmo? A nave espacial americana Galileo, atualmente a caminho de Júpiter, acaba de dar uma instrutiva resposta a essa dúvida. Numa de suas complicadas manobras para ganhar impulso no espaço, passou a apenas 960 quilômetros da Terra, mas, por incrível que pareça, não viu nenhum sinal de vida. Nenhuma imagem sugeria que, abaixo, existiam animais, cidades ou rodovias – embora os sensores pudessem detectar qualquer estrutura maior que 800 metros. O problema é que existem grandes regiões desertas, a começar pelos oceanos, que cobrem dois terços da área total. O episódio ensina uma lição: não é fácil tirar conclusões dos dados obtidos nos outros mundos, não importa o que se esteja procurando. “Por isso, depois de observar um planeta uma vez, é bom voltar para uma visita mais longa”, pondera Torrence Johnson, da NASA, agência espacial americana.