GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Lavanderia nunca mais

A arma secreta do material são moléculas específicas que deixam o tecido seco demais para permitir a sobrevivência e a reprodução de bactérias e fungos ou até mesmo sua aderência à roupa.

Nos Estados Unidos, designers têxteis e cientistas de materiais estão trabalhando lado a lado para desenvolver tecidos que permaneçam limpos independentemente do que você derrube neles. Um dos materiais pesquisado é o teflon, o mesmo que hoje é usado em panelas e frigideiras antiaderentes. A DuPont está pesquisando uma forma de aplicar o elemento em casacos, camisas e calças para proteger as fibras do tecido e deixar sua superfície lisa e pouco porosa. Com essa superproteção antisujeira, as roupas não precisarão mais ser lavadas com tanta freqüência e durarão bem mais. Outra empresa já desenvolveu meias com um material chamado Outlast, capaz de manter os pés numa temperatura amena, que impede o desagradável chulé. Já o Centro de Pesquisas da Global Technologies, em Wisconsin, criou um polímero não tóxico capaz de eliminar os micróbios causadores de odores. A arma secreta do material são moléculas específicas que deixam o tecido seco demais para permitir a sobrevivência e a reprodução de bactérias e fungos ou até mesmo sua aderência à roupa.

• Nas Olimpíadas de Sydney, a Speedo mostrou para o mundo o Fast Skin, um maiô baseado na pele dos tubarões que adere ao corpo e diminui em até 3% o atrito com a água.

• A Swift Suit, ou roupa veloz, fabricada pela Nike, além de controlar a temperatura do corpo do atleta cobre um corredor dos pés à cabeça e diminui a resistência ao ar do cabelo e das orelhas.