GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Máquinas põem listras do creme no seu devido lugar

Como as listras coloridas da pasta de dentes não se misturam com a parte branca?

Se você apertar o tubo com bastante força, elas acabam se misturando, sim. A pasta branca e a colorida, que forma as listras, não ficam em compartimentos separados. Quando os tubos eram de metal, menos maleáveis, as duas porções permaneciam sem se embaralhar por mais tempo. Mas dentro dos tubos de plástico, depois de espremidas dezenas de vezes, acabam virando uma grande maçaroca. A técnica para deixar a pasta bonitinha até o final é apertar sempre na base do tubo. Assim, as listras vão sendo empurradas uniformemente junto com o creme branco. Mesmo que junte tudo, não tem problema. A porção colorida muitas vezes serve só para embelezar. Em outras, carrega algum elemento diferente, como cálcio, mas, se as duas partes se juntarem, o produto não perde as suas qualidades.

Caminhando juntas

Há duas formas de fazer pasta de dentes listradinha.

1. Uma máquina injeta o creme colorido num lugar específico do tubo, já cheio da substância branca. Quando se aperta, sai um pouco de cada.

2. Antes de se encher o tubo com a pasta branca, são colocadas, perto da abertura, pequenas quantidades da colorida. Na saída, uma empurra a outra.