Novo gadget vestível promete ler suas emoções
A pulseira treme para ajudar você a se acalmar
Fitbit e Jawbone são exemplos de gadgets vestíveis que servem para descobrir e monitorar características de seu corpo, como batimentos cardíacos durante exercícios e, ocasionalmente, dar algumas dicas para você aproveitar melhor a malhação. Porém, os desenvolvedores do novo brinquedinho tecnológico, Feel, estão interessados em algo muito mais poético e romântico: eles querem saber como você se sente.
Apesar da ideia parecer propaganda de produto vendido na feirinha hippie da praia, o que sustenta a invenção é alta tecnologia. A pulseira monitora diversos sinais do seu corpo em busca de pistas sobre como você está emocionalmente naquele momento. As análises envolvem deslocamento, suor, temperatura corporal e volume sanguíneo. Os dados formam gráficos e você pode acompanhar tudo, ao vivo, pelo celular (que está conectado via bluetooth com o objeto).
LEIA: Roupas inteligentes
A pulseira também ajuda a lidar com as emoções registradas. Quando você está passando por um estresse muito alto, por exemplo, o objeto vibra, sinalizando que você precisa se acalmar um pouco. Depois que os picos passaram, ela passa a dar dicas para que seus dias tenham mais emoções boas do que ruins, sugerindo exercícios e meditações. “O primeiro passo para mudar hábitos emocionais negativos é ter ciência deles. O segundo é aperfeiçoar suas emoções, recebendo recomendações personalizadas”, afirmou, em entrevista ao site Mashable, George Eleftheriou, diretor da Sentio Solutions – a empresa por trás do Feel.
Planeja-se que o produto chegue às lojas americanas em dezembro, custando US$199 (cerca de R$ 793,15). Depois de gastar essa grana, é possível que a pulseira aponte algum pico de estresse.
LEIA TAMBÉM:
Tristeza dura mais tempo do que qualquer outra emoção
Emoção em moléculas
Inteligência emocional tem auge aos 60 anos