O fim do Photoshop

Conheça o programa que desmascara qualquer imagem manipulada - e tente descobrir o que fizemos nesta

Atualizado em 31 out 2016, 18h51 - Publicado em 30 nov 2008, 22h00

Texto Circe Bonatelli

O que o governo do Irã, as revistas de mulher pelada e os usuários do Orkut têm em comum? São fãs assíduos do Photoshop: hoje em dia, você nunca sabe se as fotos que está vendo são autênticas. Mas, no que depender de cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), isso vai acabar. Eles inventaram um software que promete detectar toda e qualquer manipulação de imagem – uma espécie de anti-Photoshop. O programa usa leis da física e da matemática para analisar as imagens. Ele calcula, por exemplo, a incidência de luz sobre cada elemento da foto. Isso porque, quando alguma coisa é inserida artificialmente numa imagem, sua iluminação geralmente destoa do resto – aponta para o lado errado, ou é forte ou fraca demais. “Nós queremos restaurar a confiança das pessoas nas fotos digitais”, diz o pesquisador Kimi Johnson, do MIT. O software ainda está no laboratório, mas logo poderá chegar ao seu computador – a própria fabricante do Photoshop já se interessou em comercializá-lo.