Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

O robô dentista

Segundo seus criadores, o robô Perceptive é capaz de tratar cáries e fazer restaurações mais rápido e com mais precisão do que um dentista humano.

Por Bruno Garattoni Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
18 mar 2025, 10h00

A startup americana Perceptive, que desenvolveu o robô, diz que ele já completou com sucesso o primeiro tratamento de restauração dentária em um voluntário humano.

Agora, a máquina irá passar por testes clínicos e será submetida à aprovação da Food and Drug Administration (FDA), a Anvisa dos EUA. Se obtiver sucesso, chegará aos consultórios nos próximos anos.

O sistema usa um scanner especial, também criado pela Perceptive, que emprega tomografia de coerência óptica (OCT) para localizar cáries e outras lesões nos dentes. Essas informações são transmitidas para o robô, que detecta os movimentos da cabeça do paciente e se ajusta a eles em tempo real.

Infográfico, em fundo laranja, do funcionamento de um robô dentista.
(Perceptive/Montagem sobre reprodução)

Segundo a empresa, isso permite fazer obturações com segurança e alta precisão (margem de erro inferior a 0,05 milímetro). O processo é acompanhado por um operador humano, que fica pressionando um pedal – se ele soltar, o robô para imediatamente.

Continua após a publicidade

Como o robô faz movimentos em todas as direções (algo que a mão humana não consegue), o tempo de tratamento fica menor. A Perceptive diz que é possível instalar uma coroa, por exemplo, em apenas 15 minutos (contra duas sessões, de uma hora cada, com um dentista humano).

Compartilhe essa matéria via:

 

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.