Assine SUPER por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Olimpíadas virtuais

Competições devideogame viraram eventossérios e milionários

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h33 - Publicado em 28 fev 2005, 22h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Fabiano Onça

    Publicidade

    Estádios lotados, transmissão ao vivo, manobras rápidas e muito dinheiro em jogo. Assim como a indústria de jogos eletrônicos – que, segundo a consultoria PricewaterhouseCoopers, é a que mais cresce no mundo -, as disputas de jogos eletrônicos estão evoluindo tanto que já podem ganhar o status de esporte popular. Os torneios têm reunido públicos de até 30 mil pessoas e em 2005 os prêmios vão passar de 1 milhão de dólares. Grande parte do impulso vem da Coréia do Sul, onde campeões viram celebridade, estratégias são assunto de pesquisa e grandes empresas patrocinam os jogadores. “Há milhares de garotos que vivem só de jogos. Alguns chegam a ganhar mais de 100 mil dólares por ano”, diz Hank Jeong, presidente da World Cyber Games, torneio com sede em Seul.

    Publicidade

    Mas não é fácil virar profissional. Para começar, é preciso rapidez. Uma das medidas de habilidade é o número de ações – cliques de mouse ou de teclas – que um jogador faz por minuto. Alguns campeões chegam a 400 ações, o que significa apertar 6,7 botões por segundo. Além disso, a carreira é curta. “Antes dos 17 você é muito novo para pensar estrategicamente e depois dos 23 não tem mais reflexos”, diz Guillaume Patry, que já foi o melhor jogador de Starcraft do mundo e hoje, aos 22 anos, está para se aposentar. “Fui campeão muito cedo. Se fosse hoje, ganharia o dobro de dinheiro”, diz.

     

    Publicidade
    Publicidade

     

    Publicidade
    Publicidade

    Os grandes campeonatos

     

    Publicidade
    Publicidade

    World Cyber Games (WCG)

    Continua após a publicidade

    Jogadores*: 1,2 milhão

    Publicidade

    Prêmio*: Não divulgado (US$ 412 mil em 2004)

    Plataformas: PC e consoles

    Publicidade

    Quem é: Pioneira na organização de grandes competições. Reúne os melhores jogadores do mundo nos torneios que realiza em cidades de todo o planeta

     

    Publicidade
    Publicidade

    Cyberathlete Professional League (CPL)

    Continua após a publicidade

    Jogadores*: 10 mil

    Prêmio*: US$ 1 milhão

    Plataformas: PC

    Quem é: Principal concorrente da WCG. Aposta em foco e trabalha exclusivamente com um gênero específico: jogos de tiro em primeira pessoa para PCs. Vem atraindo os melhores do ramo

     

    Publicidade
    Publicidade

    Major League Gaming

    Continua após a publicidade

    Jogadores*: 14 400

    Prêmio*: US$ 250 mil

    Plataformas: Consoles, N-Gage

    Quem é: Lançada em 2003, é a mais nova no mercado. Aposta em videogames e consoles em geral. Realiza muitos torneios ao longo do ano – em 2005 espera fazer 300, todos nos Estados Unidos

     

    Publicidade
    Publicidade

     

    Publicidade
    Publicidade

     

    Publicidade
    Publicidade

    Vida no joystick

     

    Publicidade
    Publicidade
    O segredo para ser campeão, por trêsgrandes jogadores

    “Tem que ser bom e ter nascido para jogar. Requer sacrifícios como abandonar a família, que foi o que fiz quando me mudei para a Coréia. Todos praticam jogos por aqui. Homens, mulheres, supermodelos. Sou uma celebridade neste país”

    Continua após a publicidade

    Guillaume “Grrrr_ca” Patry, canadense, 22 anos, bicampeão mundial de Starcraft (2002 e 2003), época em que ganhava US$ 150 mil por ano

    “Você precisa jogar bastante para se tornar bom. É como em qualquer esporte: pratique, divirta-se e, se ganhar muita habilidade, pode virar profissional”

    Benjamin “SK|Zyz” Bohrmann, alemão, 23 anos, atual vice-campeão de Painkiller

    “Gastei oito anos para ganhar a habilidade necessária, mas quem tem o dom aprende mais rápido. É preciso ver o que os melhores jogadores fazem, tentar reproduzir suas jogadas e seus padrões de raciocínio. Acima de tudo, não pode desistir”

    Andrew “gellehsak” Ryder, canadense, 18 anos, campeão americano de CPMA (variante do Quake 3), acabou de migrar para Painkiller  

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.