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Por que não se pode usar celular dentro de avião?

Pelo mesmo motivo que você deve afivelar os cintos: há uma chance – mesmo que pequena – de que algo dê errado.

Por Juan Torres Atualizado em 30 abr 2019, 19h52 - Publicado em 30 set 2008, 22h00

A norma seguida pelas companhias aéreas se baseia na tese de que as ondas eletromagnéticas emitidas pelo celular podem interferir nos instrumentos do avião. “Uma imprecisão pode comprometer o pouso e até mesmo tirar o avião da pista”, adverte Jefferson Lucena, gerente de manutenção aeronáutica da Anac.

É um evento raro, mas não impossível – e, quando o assunto é avião, é melhor prevenir do que remediar. A prevenção vem dado certo: a FAA, agência reguladora da aviação americana, não tem nenhum registro de acidente causado por interferência de aparelho móvel.

Um lobby forte pró-silêncio a bordo vem das próprias operadoras. Explica-se: se alguém fizesse uma ligação a 11 mil metros de altitude e 1.000 km/h, o sinal passearia por dezenas de torres de transmissão. A implementação desse sistema forçaria a revisão de vários acordos nacionais e internacionais de roaming, um trabalhão que as operadoras aparentemente preferem evitar, favorecendo a manutenção da regra atual.

Apertem os cintos

Cabines à meia-luz

Numa emergência, as luzes se apagam para evidenciar os indicadores luminosos e as saídas. Mantê-las assim é uma precaução: a visão do passageiro fica acostumada ao escuro, podendo localizar as saídas mais rapidamente.

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Primeiro em você

Por mais cruel que pareça, quando as máscaras de despressurização caem, é melhor mesmo colocar uma em você e só então na criança que estiver ao lado. Isso evita que você perca os sentidos e não consiga salvar nenhum dos dois.

Posição vertical

Durante uma desaceleração brusca, o corpo é projetado para a frente. A poltrona na vertical reduz o impacto sobre a coluna. Além disso, poltronas inclinadas dificultam a posição recomendada durante um pouso de emergência e a evacuação eficiente do avião.

Proibido fumar

A nicotina entope os filtros do ar-condicionado e pode prejudicar o sistema de pressurização. Fora os riscos de incêndio, como o ocorrido com um avião da Varig, em 1973: tudo indica que a culpa tenha sido de um cigarro jogado no banheiro.

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