Fabiano Pereira
Quando a bucha da bandeja afrouxa, o relé da bomba queima e a panela do freio desgasta, você se sente um burrinho de freio, certo? Guarde este guia prático de problemas bizarros no porta-luvas e você nunca mais vai esquentar a junta do seu cabeçote.
1. Relé da bomba de gasolina
Para a gasolina do tanque passar para o motor, é preciso energia. É essa a função desta pecinha elétrica. Com mais de 5 anos de uso, pode queimar ou fundir.
Sintomas: motor engasgado ou difícil de pegar. – Prejuízo: R$ 52*.
2. Sonda lambda
Mede o oxigênio dos gases que saem pelo escapamento. Com essa informação, a central da injeção eletrônica decide se deve ou não injetar mais combustível no motor.
Sintomas: aumento do consumo de combustível. – Prejuízo: R$ 230.
3. Junta do cabeçote
Dentro do motor circulam combustível, água e óleo. A junta é uma vedação que não deixa esses líquidos se misturar. Se o motor superaquece, a peça estraga.
Sintomas: fumaça branca saindo pelo escapamento. – Prejuízo: R$ 46.
4. Coifa da junta homocinética
É a junta homocinética que leva a força do motor às rodas e as mantém na mesma velocidade mesmo quando você passa por buracos. Sua proteção de borracha, a coifa, pode se desgastar e prejudicar o sistema.
Sintomas: estalos com o carro em movimento. – Prejuízo: R$ 45.
5. Bucha da bandeja
A bandeja (da suspensão) liga a roda ao chassi e garante estabilidade e conforto ao seu passeio. A bucha é uma borrachinha que mantém amortecedor e mola de suspensão na posicão correta.
Sintomas: barulhos ao passar por buracos. – Prejuízo: R$ 13.
6. Volante do motor
Como é possível que a aceleração do seu carro não despenque quando você troca a marchas? É que esta peça, ligada à caixa de câmbio e à embreagem, mantém a rotação do motor. Guiar com o pé na embreagem gera seu desgaste.
Sintomas: carro parado com embreagem trepidante. – Prejuízo: R$ 540.
7. Cubo de roda
Também chamado de copinho, ele sustenta ao mesmo tempo o sistema de freio, a roda e o pneu. Na época das carroças, esses encaixes da roda eram quadrados, daí o nome cubo. Parafusos bambos acabam estragando a peça.
Sintomas: volante trepidante. – Prejuízo: R$ 113.
8. Burrinho
Apelido carinhoso para o cilindro mestre (que fica junto ao pedal) e para o cilindro de roda (junto à roda traseira). Fazem parte do sistema de freio: um recebe o estímulo do pedal e o outro comprime o óleo de freio para as rodas. Se o óleo vaza, é problema, mas o diagnóstico é fácil. Difícil só explicar o porquê do apelido…
Sintomas: manchas no chão. – Prejuízo: R$ 216.
9. Panela de freio
É também conhecida como tambor da roda traseira. Quando você pisa no freio, as lonas são empurradas contra a parede da panela, diminuindo a velocidade da roda. Se seu carro tem mais de 50 mil km, você já deve ter ouviu falar nele.
Sintomas: pedal de freio baixo. – Prejuízo: R$ 118.
*Valores aproximados das peças de um Fiat Uno Mille. Não inclui a mão-de-obra.