Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Sinfonia no computador

Software permite acoplar instrumentos musicais aos computadores. Além de traduzir as notas para a pauta, o programa permite que uma mesma pessoa toque dezenas de instrumentos.

Por Da Redação Atualizado em 31 out 2016, 18h34 - Publicado em 30 set 1992, 22h00

Músicos preguiçosos ou solidários já podem contar no Brasil com o Encore, um programa que permite acoplar instrumentos musicais aos microcomputadores. Além de traduzir as outras tocadas para a pauta – eliminando a enfadonha tarefa de escrever partituras – o programa permite que uma mesma pessoa toque dezenas de instrumentos.

De acordo com a vontade do músico, o timbre do som recebido pela máquina pode ser codificado, simulando desde os metais de uma orquestra até as guitarras de heavy metal. O computador registra até 32 instrumentos, podendo tocá-los todos ao mesmo tempo, como se fosse um conjunto musical ou uma muniorquestra. Idealizado pela Passport, uma empresa norte-americana especializada em juntar som e tecnologia, o Encore pode ser utilizado em conjunto com programas de animação, para compor fundo musical em apresentações de palestras ou de aulas.

Publicidade