Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Sob nova direção

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h47 - Publicado em 26 mar 2011, 22h00

É, amigo, volante de Fórmula 1 não é só para fazer curvas. Suas dúzias de botões modificam a aerodinâmica, reconfiguram o motor, refrescam a garganta e garantem vitórias para o piloto que sabe o que fazer com eles. Conheça os segredos dessa peça de 1,3 kg que chega a custar R$ 120 mil.

Ponto Morto
Usado geralmente nos boxes. Maldosamente conhecido como “botão do Hamilton”, já que o piloto inglês o acionou acidentalmente no GP do Brasil de 2007, perdendo muitas posições e, consequentemente, o título do ano.

De gole em gole
O calor intenso faz os pilotos perder, em média, 2 kg por corrida. Para dar uma amenizada, o piloto aciona o botão D (Drink), que faz um canudinho conectado a um reservatório esguichar bebida (água, isotônico ou energético) direto em sua boca.

Meio do freio
Aciona o Kers (“sistema de recuperação de energia cinética”), grande avanço de 2009. Ele acumula energia cinética gerada pela frenagem – que seria desperdiçada – e a usa para aumentar em 10% a potência do motor.

“Copiou?”
Quando recebe uma ordem, o piloto tem que acionar o Acknowledge – significa que ele irá cumpri-la. Mesmo que o chame para o boxe e ele diga “ok”, a equipe só se mexe depois que ele aperta o ACK.

Ajuste fino
Estes botões modificam altura da asa, consumo de combustível, balanço de freio e muito mais. Faz diferença? O heptacampeão Schumacher chegou a mudar 8 vezes o acerto do carro para conseguir uma pole position.

Continua após a publicidade

Revoluções por minuto
Esta sequência de luzes indica o aumento dos giros do motor, e serve como indicador para o piloto trocar as marchas.

A voz do Dono
As luzes são acionadas pela direção da prova quando há acidente, chamando a atenção dos pilotos para terem cuidado e evitar ultrapassagens.

Comunicação
Nos visores à esquerda a equipe informa ao piloto dados como velocidade, diferença de tempo em relação à volta anterior e temperatura de água e óleo. São um complemento dos pitboards (acima), outra forma de informar o piloto.

Modo de espera
O botão SC ativa os ajustes para quando o safety car entra na pista, após um acidente, e os carros são obrigados a segui-lo em baixa velocidade e fila indiana. O desgaste é reduzido a níveis mínimos.

Continua após a publicidade

Na ponta dos dedos
Em 1989, a Ferrari inovou, colocando alavancas para que o piloto pudesse mudar de marcha sem tirar as mãos do volante. Hoje, é um item imprescindível em todas as equipes.

Reinvenção da Roda
A tecnologia tornou o volante oval e cheio de botões, dando ao piloto mais dificuldade – e mais possibilidades.

McLaren 1991
Benetton 1997
Ferrari 2004

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.