Por Rafael Battaglia
Atualizado em 20 Maio 2022, 13h19 - Publicado em 20 Maio 2022, 09h55
A logística das corridas. O boom na Netflix. E um carro com as maiores mudanças aerodinâmicas em 40 anos. Entenda como funcionam as engrenagens da categoria, que passa por uma revolução.
Pela primeira vez, game traz 'modo história' - em que você é um piloto que chega à Fórmula 1 e tem de encarar pressões, favorecimentos, intrigas de bastidor e ordens de equipe nem sempre justas
A história do Brasil na Fórmula 1, o Street Fighter com os políticos de Brasília, um blockbuster adaptado para rodar na nuvem - e o plano dos EUA para lançar 80 mísseis nucleares contra a Coreia do Norte
Por Carolina Fioratti
Atualizado em 30 mar 2020, 18h50 - Publicado em 30 mar 2020, 18h42
São equipamentos para casos mais brandos, que dispensam o uso de UTIs – mas que os hospitais tendem a não possuir em número suficiente para uma pandemia.
Por Da Redação
Atualizado em 31 out 2016, 18h15 - Publicado em 27 ago 2014, 22h00
Ninguém encarnou a figura de herói nacional de forma tão completa quanto esse paulistano morto num mal explicado acidente de trabalho, aos 34 anos. E, como acontece em todas as sagas heroicas, a de Senna ficou cada vez mais envolta numa mitologia particular. Agora, 20 anos depois de sua morte, levantamos alguns desses mitos - e revelamos os verdadeiros fatos por trás deles.
Por Redação Mundo Estranho
Atualizado em 4 jul 2018, 20h18 - Publicado em 18 abr 2011, 18h59
Serve para dar estabilidade ao veículo, mantendo-o bem pregado ao solo. Se não fosse por esse acessório, a 300 km/h (velocidade facilmente atingida pelos bólidos de F1) ele acabaria levantando vôo! Na prática, o aerofólio dos carros de corrida funciona igualzinho a uma asa de avião, só que ao contrário. Ele é, de fato, uma […]
Por Fernando Badô
Atualizado em 4 jul 2018, 20h25 - Publicado em 18 abr 2011, 18h50
Qual a diferença entre um carro de corrida e um carro normal? Glauber Alves Pereira, Campos Sales, CE A grande diferença está no conceito de construção de cada um deles. Quando vão projetar um automóvel de passeio, os engenheiros se preocupam, por exemplo, com o conforto do motorista. Já as equipes de corrida não estão […]
Por Guilherme Castellar
Atualizado em 4 jul 2018, 20h12 - Publicado em 18 abr 2011, 18h48
Nos primórdios da categoria, os carros eram instáveis, tinham carroceria de alumínio em forma de charuto, levavam o motor na frente e eram pouco potentes – eram “só” 350 cavalos, uma merreca em comparação aos 800 cavalos de hoje. Segurança era uma palavra desconhecida. Nas duas primeiras temporadas, em 1950 e 1951, ninguém usava capacete, […]
Por Artur Louback Lopes
Atualizado em 4 jul 2018, 20h15 - Publicado em 18 abr 2011, 18h48
Não só os carros de Fórmula 1, mas quase todos os monopostos – carros com espaço apenas para o piloto – são ligados com um aparelho parecido com uma furadeira conectado na parte traseira do carro. Isso acontece porque, para ficar mais leves, essas máquinas não têm motor de arranque interno. O tal aparelho funciona, […]
Por Guilherme Castellar
Atualizado em 4 jul 2018, 20h16 - Publicado em 18 abr 2011, 18h47
Para não se queimarem em caso de acidente. Assim como o macacão, esse capuz é feito de um tecido especial que não pega fogo e resiste a um calor de até 427 ºC. O nome correto desse treco é balaclava, uma referência aos antigos capuzes feitos de pequenos anéis trançados, usados pelos cavaleiros medievais. “A […]
Por Artur Louback Lopes
Atualizado em 4 jul 2018, 20h09 - Publicado em 18 abr 2011, 18h47
Álcool QUANDO ESTREOU NAS PISTAS – Em 1977, no Brasil. Nesse ano, por causa da crise do petróleo, o governo proibiu corridas, para evitar o desperdício de gasolina. A saída foi testar o álcool combustível em um evento no dia 7 de setembro, no qual várias categorias correram usando o novo combustível QUANDO ESTREOU NAS […]
Por Artur Louback
Atualizado em 4 jul 2018, 20h22 - Publicado em 18 abr 2011, 18h34
Varia muito, de acordo com a estrutura de cada equipe. Ferrari, Renault, McLaren, BMW, Toyota e Honda gastam de 300 milhões a 400 milhões de dólares por temporada, mas há equipes que gastam seis vezes menos do que isso. Embora nenhuma escuderia divulgue oficialmente seus gastos, no ano passado a revista britânica Business F1 publicou […]
Por Tiago Jokura
Atualizado em 4 jul 2018, 20h28 - Publicado em 18 abr 2011, 11h08
O maior pega na história da categoria mais importante do automobilismo rolou entre o francês René Arnoux e o canadense Gilles Villeneuve, no GP da França de 1979. A prova aconteceu no antigo circuito de Dijon. Os pilotos disputavam o segundo lugar (disparado na frente ia o companheiro de equipe de Arnoux, Jean-Pierre Jabouille) e […]
Quais foram as ultrapassagens mais incríveis da F-1?
O maior pega na história da categoria mais importante do automobilismo rolou entre o francês René Arnoux e o canadense Gilles Villeneuve, no GP da França de 1979. A prova aconteceu no antigo circuito de Dijon. Os pilotos disputavam o segundo lugar (disparado na frente ia o companheiro de equipe de Arnoux, Jean-Pierre Jabouille) e […]
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