A história do Brasil na Fórmula 1, o Street Fighter com os políticos de Brasília, um blockbuster adaptado para rodar na nuvem - e o plano dos EUA para lançar 80 mísseis nucleares contra a Coreia do Norte
São equipamentos para casos mais brandos, que dispensam o uso de UTIs – mas que os hospitais tendem a não possuir em número suficiente para uma pandemia.
Talvez ele não seja um carro Post inspirado nesse clássico recente
Ninguém encarnou a figura de herói nacional de forma tão completa quanto esse paulistano morto num mal explicado acidente de trabalho, aos 34 anos. E, como acontece em todas as sagas heroicas, a de Senna ficou cada vez mais envolta numa mitologia particular. Agora, 20 anos depois de sua morte, levantamos alguns desses mitos - e revelamos os verdadeiros fatos por trás deles.
Infográfico explica as principais causas da morte do piloto brasileiro - e as consequências que mudaram a Fórmula 1 para sempre
Fórmula 1, Star Trek, histórias em quadrinhos, mangá... estes apps ajudam você a acompanhar suas paixões em todo canto
Serve para dar estabilidade ao veículo, mantendo-o bem pregado ao solo. Se não fosse por esse acessório, a 300 km/h (velocidade facilmente atingida pelos bólidos de F1) ele acabaria levantando vôo! Na prática, o aerofólio dos carros de corrida funciona igualzinho a uma asa de avião, só que ao contrário. Ele é, de fato, uma […]
Os pragmáticos podem ficar com o Grande Prêmio do Japão de 1988, no autódromo de Suzuka, que valeu o primeiro título de Fórmula 1 a Ayrton Senna
Qual a diferença entre um carro de corrida e um carro normal? Glauber Alves Pereira, Campos Sales, CE A grande diferença está no conceito de construção de cada um deles. Quando vão projetar um automóvel de passeio, os engenheiros se preocupam, por exemplo, com o conforto do motorista. Já as equipes de corrida não estão […]
Existem dez bandeiras na Fórmula 1. A mais conhecida é a quadriculada, usada em todas as corridas para decretar o final da prova. Das outras nove, a maioria serve para evitar acidentes – aliás, foi para isso que as bandeiras apareceram. As primeiras foram a vermelha (pare) e a amarela (atenção), que ganharam as pistas […]
Nos primórdios da categoria, os carros eram instáveis, tinham carroceria de alumínio em forma de charuto, levavam o motor na frente e eram pouco potentes – eram “só” 350 cavalos, uma merreca em comparação aos 800 cavalos de hoje. Segurança era uma palavra desconhecida. Nas duas primeiras temporadas, em 1950 e 1951, ninguém usava capacete, […]
Não só os carros de Fórmula 1, mas quase todos os monopostos – carros com espaço apenas para o piloto – são ligados com um aparelho parecido com uma furadeira conectado na parte traseira do carro. Isso acontece porque, para ficar mais leves, essas máquinas não têm motor de arranque interno. O tal aparelho funciona, […]
Para não se queimarem em caso de acidente. Assim como o macacão, esse capuz é feito de um tecido especial que não pega fogo e resiste a um calor de até 427 ºC. O nome correto desse treco é balaclava, uma referência aos antigos capuzes feitos de pequenos anéis trançados, usados pelos cavaleiros medievais. “A […]
Álcool QUANDO ESTREOU NAS PISTAS – Em 1977, no Brasil. Nesse ano, por causa da crise do petróleo, o governo proibiu corridas, para evitar o desperdício de gasolina. A saída foi testar o álcool combustível em um evento no dia 7 de setembro, no qual várias categorias correram usando o novo combustível QUANDO ESTREOU NAS […]
Oito razões para não trocar um carro de passeio pela Ferrari do Massa
Varia muito, de acordo com a estrutura de cada equipe. Ferrari, Renault, McLaren, BMW, Toyota e Honda gastam de 300 milhões a 400 milhões de dólares por temporada, mas há equipes que gastam seis vezes menos do que isso. Embora nenhuma escuderia divulgue oficialmente seus gastos, no ano passado a revista britânica Business F1 publicou […]
O maior pega na história da categoria mais importante do automobilismo rolou entre o francês René Arnoux e o canadense Gilles Villeneuve, no GP da França de 1979. A prova aconteceu no antigo circuito de Dijon. Os pilotos disputavam o segundo lugar (disparado na frente ia o companheiro de equipe de Arnoux, Jean-Pierre Jabouille) e […]
É, amigo, volante de Fórmula 1 não é só para fazer curvas. Suas dúzias de botões modificam a aerodinâmica, reconfiguram o motor, refrescam a garganta e garantem vitórias para o piloto que sabe o que fazer com eles. Conheça os segredos dessa peça de 1,3 kg que chega a custar R$ 120 mil. Ponto Morto […]
Alexandre Versignassi Não, ele não teria tantos títulos quanto os 7 de Schumacher. Senna morreu com 34 anos. E a aposentadoria na Fórmula 1 vem um pouco depois disso. Poucos chegam aos 38, 39 correndo. Menos ainda ganhando títulos: os reflexos decaem ano a ano depois dos 30. Além disso, Senna precisaria estar sempre nos […]
Fórmula 1 vai adotar tecnologia usada nos carrinhos de fricção