Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês
Publicidade

Tudo sobre Fórmula 1

Pela primeira vez, game traz 'modo história' - em que você é um piloto que chega à Fórmula 1 e tem de encarar pressões, favorecimentos, intrigas de bastidor e ordens de equipe nem sempre justas
A história do Brasil na Fórmula 1, o Street Fighter com os políticos de Brasília, um blockbuster adaptado para rodar na nuvem - e o plano dos EUA para lançar 80 mísseis nucleares contra a Coreia do Norte
equipe_f1_respirador
Saúde

Equipe da F1 constrói respiradores para pacientes de Covid-19

Por Carolina Fioratti Atualizado em 30 mar 2020, 18h50 - Publicado em 30 mar 2020, 18h42
São equipamentos para casos mais brandos, que dispensam o uso de UTIs – mas que os hospitais tendem a não possuir em número suficiente para uma pandemia.
História

7 mitos sobre Ayrton Senna

Por Da Redação Atualizado em 31 out 2016, 18h15 - Publicado em 27 ago 2014, 22h00
Ninguém encarnou a figura de herói nacional de forma tão completa quanto esse paulistano morto num mal explicado acidente de trabalho, aos 34 anos. E, como acontece em todas as sagas heroicas, a de Senna ficou cada vez mais envolta numa mitologia particular. Agora, 20 anos depois de sua morte, levantamos alguns desses mitos - e revelamos os verdadeiros fatos por trás deles.
carro
Mundo Estranho

Como foi o acidente que matou Ayrton Senna?

Por Diogo Antonio Rodrigues Atualizado em 2 Maio 2019, 10h13 - Publicado em 27 jun 2013, 12h19
Infográfico explica as principais causas da morte do piloto brasileiro - e as consequências que mudaram a Fórmula 1 para sempre
Tecnologia

Imagem e Som – Brinquedos para fãs

Por Da Redação Atualizado em 31 out 2016, 18h47 - Publicado em 8 Maio 2012, 22h00
Fórmula 1, Star Trek, histórias em quadrinhos, mangá... estes apps ajudam você a acompanhar suas paixões em todo canto
Mundo Estranho, Tecnologia

Para que serve o aerofólio dos carros de Fórmula 1?

Por Redação Mundo Estranho Atualizado em 4 jul 2018, 20h18 - Publicado em 18 abr 2011, 18h59
Serve para dar estabilidade ao veículo, mantendo-o bem pregado ao solo. Se não fosse por esse acessório, a 300 km/h (velocidade facilmente atingida pelos bólidos de F1) ele acabaria levantando vôo! Na prática, o aerofólio dos carros de corrida funciona igualzinho a uma asa de avião, só que ao contrário. Ele é, de fato, uma […]
800px-Ayrton_Senna_Imola_1989
Mundo Estranho

Qual foi a melhor corrida de Ayrton Senna?

Por Redação Mundo Estranho Atualizado em 4 jul 2018, 20h12 - Publicado em 18 abr 2011, 18h50
Os pragmáticos podem ficar com o Grande Prêmio do Japão de 1988, no autódromo de Suzuka, que valeu o primeiro título de Fórmula 1 a Ayrton Senna
522794ae9827680fb70000be640px-nissan_tiida_racing_car.jpeg
Mundo Estranho, Tecnologia

Qual a diferença entre um carro de corrida e um carro normal?

Por Fernando Badô Atualizado em 4 jul 2018, 20h25 - Publicado em 18 abr 2011, 18h50
Qual a diferença entre um carro de corrida e um carro normal? Glauber Alves Pereira, Campos Sales, CE A grande diferença está no conceito de construção de cada um deles. Quando vão projetar um automóvel de passeio, os engenheiros se preocupam, por exemplo, com o conforto do motorista. Já as equipes de corrida não estão […]
Mundo Estranho

O que significa cada cor de bandeira na F-1?

Por Artur Louback Lopes Atualizado em 4 jul 2018, 20h26 - Publicado em 18 abr 2011, 18h49
Existem dez bandeiras na Fórmula 1. A mais conhecida é a quadriculada, usada em todas as corridas para decretar o final da prova. Das outras nove, a maioria serve para evitar acidentes – aliás, foi para isso que as bandeiras apareceram. As primeiras foram a vermelha (pare) e a amarela (atenção), que ganharam as pistas […]
Mundo Estranho

Como eram os primeiros carros de F-1?

Por Guilherme Castellar Atualizado em 4 jul 2018, 20h12 - Publicado em 18 abr 2011, 18h48
Nos primórdios da categoria, os carros eram instáveis, tinham carroceria de alumínio em forma de charuto, levavam o motor na frente e eram pouco potentes – eram “só” 350 cavalos, uma merreca em comparação aos 800 cavalos de hoje. Segurança era uma palavra desconhecida. Nas duas primeiras temporadas, em 1950 e 1951, ninguém usava capacete, […]
Mundo Estranho

Como se liga um carro de Fórmula 1?

Por Artur Louback Lopes Atualizado em 4 jul 2018, 20h15 - Publicado em 18 abr 2011, 18h48
Não só os carros de Fórmula 1, mas quase todos os monopostos – carros com espaço apenas para o piloto – são ligados com um aparelho parecido com uma furadeira conectado na parte traseira do carro. Isso acontece porque, para ficar mais leves, essas máquinas não têm motor de arranque interno. O tal aparelho funciona, […]
52dd6fa0865be27fb5000509109918232.jpeg
Mundo Estranho

Por que os pilotos de F-1 usam um capuz por baixo do capacete?

Por Guilherme Castellar Atualizado em 4 jul 2018, 20h16 - Publicado em 18 abr 2011, 18h47
Para não se queimarem em caso de acidente. Assim como o macacão, esse capuz é feito de um tecido especial que não pega fogo e resiste a um calor de até 427 ºC. O nome correto desse treco é balaclava, uma referência aos antigos capuzes feitos de pequenos anéis trançados, usados pelos cavaleiros medievais. “A […]
Mundo Estranho, Tecnologia

Que evoluções dos carros de hoje vieram das pistas de corrida?

Por Artur Louback Lopes Atualizado em 4 jul 2018, 20h09 - Publicado em 18 abr 2011, 18h47
Álcool QUANDO ESTREOU NAS PISTAS – Em 1977, no Brasil. Nesse ano, por causa da crise do petróleo, o governo proibiu corridas, para evitar o desperdício de gasolina. A saída foi testar o álcool combustível em um evento no dia 7 de setembro, no qual várias categorias correram usando o novo combustível QUANDO ESTREOU NAS […]
52d0469d865be2752d000358169519046.jpeg
Mundo Estranho

Daria para pilotar um F-1 nas ruas de uma cidade?

Por Artur Louback Lopes Atualizado em 14 fev 2020, 17h51 - Publicado em 18 abr 2011, 18h46
Oito razões para não trocar um carro de passeio pela Ferrari do Massa
Mundo Estranho

Quanto uma equipe de F-1 gasta por temporada?

Por Artur Louback Atualizado em 4 jul 2018, 20h22 - Publicado em 18 abr 2011, 18h34
Varia muito, de acordo com a estrutura de cada equipe. Ferrari, Renault, McLaren, BMW, Toyota e Honda gastam de 300 milhões a 400 milhões de dólares por temporada, mas há equipes que gastam seis vezes menos do que isso. Embora nenhuma escuderia divulgue oficialmente seus gastos, no ano passado a revista britânica Business F1 publicou […]
Mundo Estranho

Quais foram as ultrapassagens mais incríveis da F-1?

Por Tiago Jokura Atualizado em 4 jul 2018, 20h28 - Publicado em 18 abr 2011, 11h08
O maior pega na história da categoria mais importante do automobilismo rolou entre o francês René Arnoux e o canadense Gilles Villeneuve, no GP da França de 1979. A prova aconteceu no antigo circuito de Dijon. Os pilotos disputavam o segundo lugar (disparado na frente ia o companheiro de equipe de Arnoux, Jean-Pierre Jabouille) e […]
Tecnologia

Sob nova direção

Por Da Redação Atualizado em 31 out 2016, 18h47 - Publicado em 26 mar 2011, 22h00
É, amigo, volante de Fórmula 1 não é só para fazer curvas. Suas dúzias de botões modificam a aerodinâmica, reconfiguram o motor, refrescam a garganta e garantem vitórias para o piloto que sabe o que fazer com eles. Conheça os segredos dessa peça de 1,3 kg que chega a custar R$ 120 mil. Ponto Morto […]
Comportamento

E SE… Ayrton Senna não tivesse morrido?

Por Da Redação Atualizado em 31 out 2016, 18h51 - Publicado em 19 fev 2011, 22h00
Alexandre Versignassi Não, ele não teria tantos títulos quanto os 7 de Schumacher. Senna morreu com 34 anos. E a aposentadoria na Fórmula 1 vem um pouco depois disso. Poucos chegam aos 38, 39 correndo. Menos ainda ganhando títulos: os reflexos decaem ano a ano depois dos 30. Além disso, Senna precisaria estar sempre nos […]
Publicidade