PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Submarinos nucleares britânicos ainda usam Windows XP

Sistema operacional não recebe mais suporte da Microsoft e corre risco de sofrer ataque de hackers

Por Marcos Candido
Atualizado em 31 out 2016, 19h04 - Publicado em 28 jan 2016, 17h15

Cada submarino HMS Vanguard da Marinha Real Britânica carrega até duas tripulações, outra porção de capitães e mais uma dúzia de marinheiros. O mais importante: essas máquinas foram criadas para disparar mísseis e transportar armas nucleares.

Parece suficientemente amedrontador, não? Mas os Vanguard possuem um pequeno detalhe: todos são operados pelo finado Windows XP. Isso significa que toda a artilharia nuclear, meios de comunicação e locomoção são operados por um sistema operacional vulnerável a ataques.

LEIA: O submarino nazista no Brasil

A decisão para manter o XP rodando nos computadores dos submarinos foi o bolso. Segundo a matéria publicada pelo The Guardian, manter o Windows XP foi a opção mais barata entre todas as alternativas (embora os gastos para a mudança não terem sido especificados). Mesmo com a economia em custos, a decisão torna o arsenal propenso a ataques de malwares e até a espionagem – e a preocupação não é à toa.

A Microsoft encerrou o suporte ao Windows XP em 2014, e desde 2008 não vende o sistema operacional ao público. No comunicado realizado à época, a empresa de Bill Gates afirmou que não poderia mais garantir proteção contra vírus, correções de bugs e atualizações para o programa.

Além da Marinha, serviços públicos, como a polícia e o rede de saúde pública da Grã-Bretanha também operam com o sistema operacional desatualizado, já que o governo de lá não quis arcar com 5 milhões de libras, valor cobrado pela Microsoft, para garantir manutenção extra dos softwares.

No ano passado, a Marinha dos Estados Unidos desembolsou nove milhões de dólares para que a Microsoft continuasse a prestar assistência técnica em Windows XP instalados em navios militares. O prazo para a marinha norte-americana se atualizar vai até julho desse ano, ou o governo terá que bancar 31 milhões de dólares adicionais para continuar como está. Já a marinha britânica não apresentou nenhum plano para aposentar a versão do Windows lançada em 2001. Sim, já faz 15 anos. 

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.