GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Um telescópio vigia o céu

Técnicos da NASA desenvolveram um telescópio dotado de sensores especiais capazes de captar sinais de luz e de outras radiações. Assim, quando uma estrela fizer uma aparição repentina no espaço, o telescópio automaticamente apontará em sua direção.

Às vezes, basta o cientista se afastar do telescópio para um cafezinho – e pronto: um fenômeno ocorre no céu e fica sem registro na Terra. Para tratar dessa crônica dor de cabeça dos astrônomos, técnicos da NASA desenvolveram um telescópio dotado de sensores especiais capazes de captar sinais de luz e de outras radiações. Assim, quando uma estrela fizer uma aparição repentina no espaço, o telescópio automaticamente apontará em sua direção. Os técnicos americanos garantem que o novo equipamento é rápido no gatilho – seu movimento não gasta mais de 1 segundo.

O astrônomo Luiz Bernardo Clauzet, da Universidade de São Paulo, reconhece que a novidade será útil para captar, por exemplo, explosões de raios gama, pulsações de radiação que nunca duram mais de 10 segundos. “Mas os sensores dificilmente captarão o ponto de luz, quase invisível, que indica uma estrela recém-nascida”, adverte. “Quem pretende estudar esse tipo de fenômeno ainda precisa contar com a sorte de estar de olho no céu na hora certa.”