Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Você sabe identificar se uma imagem foi manipulada? Faça o teste

Em estudo feito por pesquisadores britânicos, só 65% das imagens foram identificadas de forma correta. Esta aqui abaixo, por exemplo, é verdadeira ou falsa?

Por Guilherme Eler
Atualizado em 18 jul 2017, 16h15 - Publicado em 18 jul 2017, 16h13

Quase sempre dá para perceber quando uma imagem passou pelo Photoshop, certo? Não necessariamente. Muitas vezes, identificar que uma fotografia foi manipulada pode ser mais complicado do que parece. E não é só por conta das habilidades gráficas de quem mexe na foto – pode ser só que você não tenha a visão treinada o suficiente para perceber a trapaça.

Se você é daqueles que costuma acreditar em qualquer montagem que vê por aí, saiba que não está sozinho: uma em cada três imagens usadas em uma pesquisa da Universidade de Warwick, no Reino Unido, não foi detectada da maneira correta pelos participantes.

No experimento, 659 voluntários entre 13 e 70 anos foram expostos a um grupo de imagens feito especialmente para o estudo. As fotos eram bastante comuns, dessas que você poderia encontrar em uma olhada rápida pela timeline. Um senhor de meia idade posando no meio de uma rua residencial e uma mulher encostada em uma ponte sobre um canal, por exemplo, integram a lista.

Para dificultar um pouco as coisas, os pesquisadores deram uma modificada nas imagens. As alterações mesclavam retoques mais plausíveis (como tirar rugas, sombras e clarear os dentes) e outros mais absurdos (como adicionar/retirar um elemento que não estava lá no momento do clique).

No caso da foto do homem, por exemplo, a sombra foi alterada para uma posição diferente. Já a paisagem da moça em frente ao canal ganhou uma tubulação que despejava esgoto na água. Observando as figuras originais e as manipuladas, as cobaias tinham que responder à pergunta: você acha que essa imagem foi manipulada de alguma forma?

Continua após a publicidade

O resultado mostrou que as pessoas não sabem muito bem quando estão sendo enganadas. Apenas 58% das imagens originais foram apontadas como tal. Quando convocados a jogar o jogo dos sete erros e identificar que área da foto foi mexida, 56% deles foi capaz de apontar corretamente a mentira na imagem.

Mesmo quem sabia que a foto tinha discrepâncias, de acordo com os pesquisadores, comumente não conseguia indicar onde estava o erro. O aproveitamento foi só um pouco melhor quando a tarefa era dizer se as imagens tinham passado por alguma edição: 65% de acerto.

“Quando as pessoas leem jornais e revistas ou usam a internet, elas são expostas a imagens falsas. Nossa pesquisa mostrou que é bastante improvável que o público saiba distinguir entre o que é real e o que foi modificado”, comenta Sophie Nightingale, que liderou o estudo.

Continua após a publicidade

“O desafio agora é tentar encontrar maneiras de ajudar as pessoas nessa tarefa. Imagens manipuladas normalmente possuem sinais que acusam suas alterações, e nós estamos preparando novas pesquisas para tentar entender se as pessoas são capazes de usar essas inconsistências para identificar imagens alteradas”, completa.

Se quiser colocar suas habilidades como detetive virtual à prova, você pode fazer uma versão online do questionário, que foi preparada pelos pesquisadores e está disponível neste link – demora cerca de 10 minutos. Depois de observar cada imagem pelo tempo que julgar necessário, você tem que dizer se ela foi mexida ou não, exatamente como no estudo. Já adiantamos: é mais difícil do que parece.

(Ah, e caso você tenha se perguntado: sim, a imagem lá do começo foi alterada. Na foto original, as árvores à direita apresentam uma área com sombras.)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.