Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Tudo sobre Geologia

A #MulherCientista desta semana – que já passou um mês acampando no continente gelado – investiga o resfriamento da Terra no passado para entender o aquecimento no presente.
As ondas sísmicas, a composição química de rochas de origem magmática, a órbita do planeta e até seu campo magnético são dados importantes para o trabalho dos geocientistas.
Os vestígios – que apresentam simetria bilateral, como nós e a maioria dos animais – pertencem a um dos primeiros organismos macroscópicos a habitar a Terra.
SI_426_Fosseis-bacteria_site

Como é a busca por fósseis de bactéria na Terra – e em Marte

Por Bruno Vaiano Atualizado em 14 abr 2021, 16h09 - Publicado em 14 abr 2021, 16h06
Micróbios pré-históricos deixam rastros nas rochas, que são visíveis em máquinas de última geração, como o acelerador de partículas brasileiro Sirius. Dominar a identificação desses fósseis microscópicos é essencial para encontrá-los não só na Terra – mas, talvez, em amostras que chegarão do Planeta Vermelho.
A #MulherCientista desta semana percorre cavernas pela América do Sul coletando fósseis e lendo a Pré-História nas formações rochosas que a cercam.
Há 214 milhões de anos, sauropodomorfos do sul da América atravessaram o continente – e os altos níveis de CO2 do planeta podem ter motivado isso.
Mineral marciano também existe na Terra

Mineral marciano também existe na Terra

Por SUPER Atualizado em 18 fev 2021, 16h54 - Publicado em 10 fev 2021, 20h11
Pesquisadores encontraram pequenos depósitos de jarosita numa camada 1.620 metros abaixo do solo Antártico.
Problema vem do excesso de exploração subterrânea, como extrações de água, petróleo e gás. Mais de 635 milhões de pessoas podem ser afetadas.
Vários motivos correlacionados. Vamos falar de dois: os ciclos de Milankovitch e as manchas solares.
No período Cretáceo, parte dos EUA ficava debaixo d'água. Milhões de anos depois, as consequências disso podem influenciar os hábitos de votação de parte do sul do país. Entenda.
Até então, não havia um método preciso para prever esse desgaste. A solução foi olhar para os raios cósmicos que atingem a areia da região.
Graças a uma técnica chamada datação radiométrica – que vai até fazer você gostar mais de química do Ensino Médio.
meteoro

Edscottita, o mineral recém-descoberto que veio do espaço

Por Guilherme Eler Atualizado em 4 set 2019, 13h52 - Publicado em 2 set 2019, 17h07
Até agora, a única evidência de que o dito cujo de fato existe é, literalmente, de outro planeta – um meteorito que caiu na Austrália em 1951.
terremoto

Você sentiu a terra tremer esta semana? O sertão do Ceará sim – mais de 100 vezes

Por Guilherme Eler Atualizado em 2 ago 2019, 12h11 - Publicado em 26 jul 2019, 19h44
Segundo dados da Rede Sismográfica Brasileira, já são mais de 1,2 mil abalos na região desde 17 de março. Entenda.
Sim, é a energia geotérmica. Entenda como funciona – e descubra onde ela é usada.
Essas montanhas são, provavelmente, a paisagem mais antiga do planeta.
Site_MontanhasAntigas

Esta paisagem brasileira pode ser a mais antiga do planeta – intacta há 70 milhões de anos

Por A. J. Oliveira Atualizado em 7 jun 2019, 19h33 - Publicado em 7 jun 2019, 19h22
Maciço do Urucum (MS) abriga rochas que estão expostas na superfície desde o tempo dos dinossauros — nem mesmo as fortes chuvas do pantanal conseguem desgastá-las.
Site_LuaEncolhendo

A Lua está encolhendo. E isso pode estar causando terremotos por lá

Por Guilherme Eler Atualizado em 15 Maio 2019, 17h15 - Publicado em 15 Maio 2019, 17h04
Falhas geológicas na superfície lunar demonstram que o satélite natural é muito mais geologicamente ativo do que se imaginava.
era-geologica-got
Cultura

Geólogo “descobre” Pangeia do continente de Game of Thrones

Por Maria Clara Rossini Atualizado em 23 out 2020, 19h19 - Publicado em 18 abr 2019, 19h24
Professor de Stanford reconstruiu todo o passado geológico de Westeros e conseguiu traçar um histórico preciso. Conheça em detalhes algumas de suas teorias.
era do gelo