Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês
Publicidade

Tudo sobre Insetos

A fabricação da guloseima de fato envolve passar o néctar por dentro do corpinho dos insetos. Mas ele fica numa bolsa separada – e não chega a ser digerido.
Em época de estiagem, as mudas de plantas apresentam uma taxa de sobrevivência até 51% maior quando esses insetos estão no solo – que fica 36% mais úmido.
A Triantha occidentalis, encontrada do Alasca ao sul da Califórnia, é conhecida há mais de um século. Mas escondia um segredo: ela captura e digere insetos
O público pediu, eles voltaram: entenda como os insetos mais carismáticos da natureza evoluíram a capacidade de usar a polarização da luz para levar sua valiosa esfera até a toca.
O conjunto de compostos químicos que envolve o corpo dos insetos sociais informa a colônia a que pertencem, sua posição hierárquica e muitas outras informações úteis para organizar a vida coletiva.
22-06_borboleta_SITE
Ciência

Biólogos analisam migração de borboletas que cruzam o Saara rumo à Europa

Por Luisa Costa Atualizado em 25 jun 2021, 18h06 - Publicado em 25 jun 2021, 16h30
A jornada mais longa já verificada em uma espécie de inseto envolve milhões de borboletas – mas o quórum pode aumentar ou diminuir conforme a vegetação disponível nas savanas e no deserto.
Para se defender de ácaros vampiros e bactérias que as transformam em gosma, as abelhas possuem eficientes estratégias de defesa – e não se importam de sacrificar as doentes em prol da colmeia.
Eles têm a função de limpar o cocô do pasto, enterrando junto parasitas perigosos. Mas o vermífugo ministrado aos bois mata esses insetos – e atrapalha a produção.
Embora a visão de larvas em um cadáver não seja agradável, elas podem revelar o tempo transcorrido desde a morte e substâncias tóxicas no corpo da vítima.
Existe apenas uma espécie de vespa capaz de polinizar a planta, e todo seu ciclo de vida gira em torno do figo. Agora, agricultores paulistas planejam trazer esses insetos especialistas para impulsionar a produção nacional.
Elas vêm do interior do ralo e avisam quando está na hora de lavar a sala do trono – pois consomem matéria orgânica humana acumulada nos cantinhos do box.
A #MulherCientista desta semana descobriu que aracnídeos fazem amizade e são bons de cooperação. E agora estuda se é possível expandir a definição de comportamento social para incluir plantas e até bactérias.
Além de trocarem pequenas amostras de patógenos para se imunizarem, esses insetos evitam locais infestados, avisam os parceiros de ninho quando estão doentes e usam substâncias antissépticas.
A pesquisa traz a primeira evidência de insetos capazes identificar uns aos outros olhando o rosto completo, ao invés de características isoladas.
A polinização é boa para as abelhas, que obtêm alimento, e para as plantas, cujo pólen pega carona nos insetos. Tão boa que, quando o polinizador está chegando, a Oenothera drummondii corre para preparar um agradinho.
Existem mais de 250 espécies de abelha no Brasil que não têm um traseiro pontiagudo. E elas se defendem de jeitos bem criativos.
11-12_darwin_SITE
Ciência

Hipótese de Darwin sobre insetos que não voam é confirmada após 160 anos

Por Guilherme Eler Atualizado em 11 dez 2020, 21h21 - Publicado em 11 dez 2020, 21h06
Espécies aladas que vivem em ilhas podem deixar habilidade de lado, e o naturalista inglês propôs corretamente que era para não serem levadas pelo vento.
SI_421_Novas_planta_carnivora
Ciência

Plantas carnívoras têm um tipo de memória

Por SUPER Atualizado em 18 nov 2020, 16h00 - Publicado em 11 nov 2020, 15h56
Folhas percebem a presa e se fecham na hora certa. Entenda como isso acontece.
SI_421_Novas_besouro
Ciência

Exoesqueleto torna besouro quase indestrutível

Por SUPER Atualizado em 18 nov 2020, 15h36 - Publicado em 11 nov 2020, 15h35
Espécie é capaz de suportar até 39 mil vezes seu próprio peso. O segredo está na armadura.
Ascensão: essa espécie de formigas pode passar do status de operária para rainha
Ciência

Nesta espécie, as formigas operárias podem passar para o status de rainha

Por Carolina Fioratti Atualizado em 21 ago 2020, 18h15 - Publicado em 21 ago 2020, 17h49
Entre as formigas-saltadoras-de-jerdon, insetos de baixa patente ganham longevidade extra e se tornam férteis para assumir o trono após a morte da rainha.
Publicidade