Twitter Superinteressante

Blogs

É proibido fumar!

Redação Planeta Sustentável 8 de abril de 2009


Esqueça o cheiro de fumaça na roupa e no cabelo no final da balada e acostume-se a sair da mesa do restaurante para aquele cigarro pós-almoço. Agora é oficial: em São Paulo, é proibido consumir cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos e similares – derivados ou não de tabaco – em lugares coletivos públicos ou privados.

A lei, em discussão desde o ano passado e aprovada ontem pela Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, declara, inclusive, o fim dos fumódromos, a contragosto de hoteis, bares e restaurantes, que têm medo de perder clientes e chegaram a apregoar, durante os protestos, uma verdadeira crise no setor e o aumento do desemprego.

Mas, se a regra vale para todo mundo, é muito improvável que os fumantes deixem, de fato, de freqüentar todos os estabelecimentos coletivos do estado! Talvez também seja um exagero achar que o número de fumantes vá diminuir por conta da medida, mas certamente os fumantes passivos sofrerão menos com o vício alheio.

A lei entra em vigor 90 dias depois de publicada no Diário Oficial, enquanto isso, deve ser lançada uma campanha para que todos tomem conhecimento da norma.

Além de a iniciativa paulista poder ser copiada em outros estados, em nível nacional, existem dois projetos – um a favor e outro contra os fumódromos – tramitando no Congresso. No entanto, como estamos no país onde as leis são divididas entre as que “pegam” e as que “não pegam”, resta saber se esta vai mesmo vingar.

E você, o que está achando da novidade?

Leia também:
Pelo fim do cigarro em locais fechados

Compartilhe

Comentários

Emily disse:

Nice blog here! Also your website loads up fast! What host are you using? I wish my website loaded up as fast as yours lol.

Myra disse:

This was a extremely good post. I would like to hear more. Maybe your visitors will like my web site with cybergoth and scene kids pictures.

Georgina disse:

I’m still learning from you, but I’m making my way to the top as well. I definitely liked reading all that is written on your blog.Keep the stories coming. I enjoyed it

Emma disse:

I have Tweeted this, I will keep a eye on your other posts using my rss feeder. Its holiday time have you tried a Ibiza? if so where did you stay

Thanks for taking the time to discuss this, I feel strongly about it and love learning more on this topic. If possible, as you gain expertise, would you mind updating your blog with more information? It is extremely helpful for me.

Nice blog here! Also your website loads up fast! What host are you using? I wish my website loaded up as fast as yours lol.

sil disse:

acho que existe exagero na lei. Deveria ser permitido ter bar apenas para fumantes…afinal estamos ficando cada vez mais estressados com tantas proibições. Acredito que o respeito é necessário p/ os dois lados.

Leandro Torrezan disse:

Finalmente essa lei chegou!! Aqui em Piracicaba, interior de São Paulo,é insuportável ficar em uma fila de ônibus onde haja fumantes, principalmente de manhã onde o número de pessoas nos pontos é maior. Um cidadão que fuma no começo da fila faz com que uns 15 atrás dele fumem junto; é horrível, não dá pra respirar. Espero que essa Lei pegue, e pegue bem, pois não é certo uma pessoa ter direito de fumar tirando o direito de respirar dos outros!!!

Rapha disse:

Sou contra qualquer tipo de fundamentalismo. Não é proibindo, e sim educando, que se consegue conviver sem maiores problemas om quem é diferente de vc.Afinal ,se proibir resolvesse, não haveria tráfico ou consumo de drogas ilícitas por aí.

Anonymous disse:

Sighard, você paga pra frequentar o bar???
Pois é eu também, então e saio se eu quiser. Ta incomodado com a Lei, fuma la fora =D

Leonardo disse:

Está perfeita esta ação da Camara, Eu Não sou obrigado a ter de aguentar o fumo dos outros, e da mesma forma que eles tem o direito porque estão pagando, eu também. Quanto a Bebida o mal maximo que ela pode causar é você sair todo vomitado para casa por que algum alcoolatra passou do ponto e o descarrego infelizemente foi você

Sighard Alan de Souza Seidel disse:

É absurdo essa intervenção no patrimônio privado. Se o dono do estabelecimento quer ter um público fumante, deixe-o. Quem se sentir encomodado que procure outro bar ou restaurante.
É a livre iniciativa…

Leandro Garbossa disse:

Na minha opiniao, a lei é boa tanto para quem fuma quanto para quem nao fuma. Muitos fumantes tentam parar de fumar, mas nao tem apoio da da sociedade. A lei, então, é uma boa medida para os que querem parar de fumar. Não é uma lei que estimula o trafico. Pois, nao é proibido comprar cigarro, mas sim fumá-lo.

Moisés Florêncio disse:

Se as autoridades estivesem realmente interessado no bem estar e na saúde pública, é fácil de resolver. Fazer uma Lei que proíba fábricas de cigarro no país. Só falam em restrinções a fumantes mas ganham milhões em impostos com o CIGARRO!

Navarro disse:

Muito bom.

EDIMAURO DE ANDRADE disse:

E A BEBIDA? QUANDO ELA TAMBEM SERA PROIBIDA? OU SO O CIGARRO CAUSA MAL? NÃO SOU FUMANTE NEM BEBUM,SÓ ACHO QUE SE VAMOS FAZER UMA CRUZADA CONTRA AS COISAS MALEFICAS DA VIDA,DEVERIAMOS ENTÃO COMEÇAR BANINDO DA FACE DA TERRA AQUILO QUE NOS TEM CAUSADO MAIS MAL SEM POSSIBILIDADE DE CURA ,QUE SÃO OS NOSSOS GOVERNANTES E POLITICOS,ERRADICANDO-OS PARA SEMPRE,POIS COM ISSO SÓ IREMOS GANHAR.

Patrícia disse:

Acho que a lei deve ser respeitada, antes de mais nada. Quanto ao seu conteúdo, acho excelente, pois, muitos fumantes não respeitam quem está ao lado, fumando em locais impróprios, obrigando os não-fumantes a se tornarem fumantes passivos.

Flatis disse:

Muito bem pensado.Não sou fumante Ativo, porém me equivocaria se dissesse não fumar, pois fumo mais do quem fuma ao meu lado!

Bryan disse:

Como já dito área publica, se existe um parcela fumante tem de haver lugares dentro dessas áreas com uma ventilação especial,l para que essa parcela fumante não seja excluída do meios sociais que costuma freqüentar

André disse:

Eu não fumo, mas acho isso daí uma puta sacanagem!

Page 1 of 212»

Deixe um comentário