Vision for a Nation: todos os graus em um único par de óculos

Mais de um bilhão de pessoas no mundo precisam usar óculos, mas não têm condições financeiras de adquirir um. Na África subsaariana, 95% dos habitantes com alguma deficiência visual não possuem acesso a lentes corretivas. Isso prejudica o aprendizado escolar, o acesso a diversos postos de trabalho e a vida familiar e social. Para minimizar esse problema, a ONG britânica Adaptive Eyewear criou os óculos Adlens, com grau ajustável. Ou seja, o mesmo óculos se adapta a milhares de receitas diferentes e pode, inclusive, ser compartilhado por mais de um usuário.
O segredo está em suas lentes ocas, que possuem uma fina folha de plástico esticada em seu interior. Por meio do giro de um botão lateral, um líquido de alto poder de refração é injetado no espaço entre a lente e o plástico – ou retirado dele –, alterando a curvatura da folha plástica. Quanto mais curva, maior o grau da lente.
No final do ano passado, a ONG foi reconhecida pela Clinton Global Initiative pelo programa Vision for a Nation, que está realizando testes oftalmológicos com os 7,5 milhões de habitantes de Ruanda e vai fornecer os óculos Adlens para todos os que precisarem. Veja o vídeo na página inicial do projeto.
* Adlens
O que é o teorema do macaco infinito?
Seu nome está no ranking? Saiba como explorar a nova plataforma Nomes do Brasil
Pesquisadores encontram primeiro “fóssil de raio” na Amazônia
Já imaginou uma cidade sem o SUS?
Site mostra a origem do seu sobrenome e diz onde ele é popular







