GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Imagens de sonda espacial mostram Marte como você nunca viu

Vídeo se utiliza de registros feitos pela HiRISE, sonda da NASA que está no planeta há 12 anos

Se algum dia conseguirmos concretizar o projeto de colonizar outros planetas, é provável que a nova casa da espécie humana seja Marte. O planeta vermelho é o que oferece uma vida mais próxima da que levamos na Terra, se comparado com as outras opções deste sistema solar. Ainda que não tenhamos soluções para certos problemas marcianos – desde a atmosfera densa até o solo terrivelmente arenoso – o quesito distância já foi superado: a NASA mantém no planeta máquinas potentes, que trabalham para dar um relatório preciso do que nos espera em Marte. Na tarefa há robôs, drones e, principalmente, sondas espaciais.

A mais importante delas é a HiRISE, sigla em inglês para “Experimento Científico de Captação de Imagens em Alta Resolução”. Em Marte há 12 anos, a sonda registrou cerca de 50 mil imagens em HD, que detalham o relevo do planeta com riqueza impressionante. Coube a Jan Fröjdman, um produtor de vídeo finlandês, selecionar e compilar o material em um filme de pouco mais de 4 minutos.

Veja também

A jornada pelas montanhas, vales e crateras do solo marciano ganhou movimentos que recriam efeitos 3D, melhorando a imersão e trazendo pontos de vista únicos. Para isso, Fröjdman selecionou manualmente 33 mil pontos de referência, que ofereciam diferentes perspectivas de cada trecho do relevo. Programas de modelagem computacional foram usados para
unir as sequências de imagens, o que permite a “rotação” da câmera, nos aproximando mais do solo rochoso de Marte. De acordo com o site Wired, a produção demorou três meses para ficar pronta. O resultado você pode conferir abaixo.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Thiago Vaz de Melo

    A atmosfera de Marte não é densa. É muito mais rarefeita que a da Terra. Você ppoderia dizer que é densa compara com a atmosfera do Lua (que é praticamente inexistente). Vênus é o planeta rochoso com atmosfera mais densa do sistema solar.

    Curtir