GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

De onde vêm os nomes dos naipes do baralho?

Os primeiros baralhos que se difundiram pela Europa, a partir do século 14, traziam figuras de taças (copas, em espanhol), bastões, moedas de ouro e espadas.

Por que “copas” é representado por um coração e “ouros”, por um losango?

O baralho-padrão vem da fusão de elementos dos baralhos espanhol (ou italiano) e francês, com características acrescentadas pelos ingleses. Os primeiros baralhos que se difundiram pela Europa, a partir do século 14, traziam figuras de taças (copas, em espanhol), bastões, moedas de ouro e espadas. Assim eram os baralhos espanhóis e italianos.

Após o Renascimento, popularizou-se o modelo francês, que trazia figuras estilizadas representando cada um dos naipes: corações (coeur), trevos (trèfle), quadrados (carreau) e pontas de lança (pique), nomes que se mantêm até hoje na terra de Asterix. Como os logotipos franceses eram mais simples de imprimir em larga escala, eles prevaleceram.

Ainda assim, em português mantiveram-se os nomes espanhóis dos naipes, que representam os quatro poderes sociais: taças (copas) remetem ao poder religioso; ouros, ao econômico; espadas, ao militar; e os bastões (paus), uma arma rude, representam o povo.

Exportadas para a vizinha Grã-Bretanha, as cartas francesas ganharam características inglesas: as figuras do rei, dama e valete ganharam as letras K, Q e J, em referência a king, queen e jack. E assim chegou-se ao padrão internacional usado hoje. Os nomes dos naipes em inglês, contudo, apresentam uma certa estranheza. Clubs (clavas, em português) e spades (espadas) são uma herança espanhola. Hearts (corações) segue a nomenclatura francesa. Já o nome diamonds (diamantes), que equivale ao nosso ouros, é 100% britânico.

Segundo Cláudio Moreno, etimólogo da PUC-RS, “antigamente, os diamantes eram cortados em forma de octaedro, um poliedro de oito faces, assemelhando-se aos losangos do baralho francês”. Por isso, os ingleses adotaram o nome de “diamante” para o losango herdado da França.