GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Dormir pouco te deixa menos atraente, diz estudo

Cientistas da Universidade de Estocolmo confirmam: sono da beleza realmente funciona.

Já dissemos por aqui que a sensação de dormir bem equivale a ganhar na loteria. E você também já deve ter ouvido que uma boa noite de sono faz milagres na aparência, melhora o aspecto da pele, te deixa mais bonito, com uma cara mais saudável.

Agora, o poder reparador do sono da beleza foi elevado: de sabedoria popular a fato comprovado pela ciência. Pesquisadores da Universidade de Estocolmo, na Suécia, comprovaram que dormir pouco te deixa menos atraente. O estudo foi publicado no periódico Royal Society Open Science.

Os cientistas suecos fizeram testes com 25 pessoas pagas para serem fotografadas logo ao acordar. Eles foram para casa dormir munidos de um kit para medir os movimentos durante a noite e checar se estavam cumprindo as horas de sono corretamente. Primeiro, os pesquisadores pediram aos voluntários para que tivessem duas noites consecutivas de sono de boa qualidade. Uma semana depois, a noite dos sonhos foi reduzida a uma soneca de apenas quatro horas por duas noites seguidas. Nas manhãs seguintes aos testes, os cientistas tiraram fotos dos participantes sem maquiagem e sem filtros.

Veja também

Então, pediram para que 122 voluntários (que não conheciam os dorminhocos) classificassem as fotos em uma escala de atratividade, confiabilidade, saúde e falta de sono. Eles também tiveram que responder à seguinte pergunta: “O quanto você gostaria de socializar com esta pessoa da foto? ”.

Apesar dos avaliadores não terem notado muita diferença quanto à confiabilidade, as pessoas nas fotos pós-restrição de sono foram classificadas como mais sonolentas, menos atrativas e menos saudáveis. Além disso, os voluntários estavam menos inclinados a socializar com os indivíduos das fotos que não dormiram o bastante.

Se pensarmos a atração sob uma perspectiva evolucionista, é natural que as pessoas não se sintam atraídas por quem não pareça, no mínimo, um pouco enérgico. “De acordo com pesquisas anteriores, se presume que pessoas atraentes tenham melhores habilidades sociais. Então, talvez não seja surpreendente que mais gente queira se aproximar de quem socialize melhor”, afirma a líder do estudo Tina Sundelin.

Em outras palavras: uma noite mal dormida pode sim atrapalhar sua paquera.